PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 Medida atende solicitação emergencial do governo estadual para ampliar a oferta de água ao longo do Rio Paraíba e possibilitar testes no Canal Acauã-Araçagi.

MDR libera bombeamento de água do Rio São Francisco para a Paraíba nesta sexta (19) — Foto: Divulgação/MDR

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) liberou, nesta sexta-feira (19), a passagem de água do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco para o Rio Paraíba, em Monteiro, no Cariri do estado.

Conforme o órgão, a medida atende uma solicitação feita no último dia 12 de fevereiro pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma).

O governo paraibano solicitou a liberação emergencial da água pela necessidade de perenizar o Rio Paraíba entre Monteiro e a Barragem Boqueirão, viabilizando a captação de água para consumo humano nesse trecho.

A outra finalidade é dar continuidade aos testes de comissionamento no lote 1 do Canal Acauã-Araçagi. No momento, a Barragem Acauã encontra-se com 13,78% de sua capacidade, o que é insuficiente para a realização dos testes, de acordo com o governo estadual.

A Paraíba não recebe águas da transposição do Velho Chico há quase um ano. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o bombeamento do Rio São Francisco para a região foi interrompido no segundo trimestre do ano passado, em decorrência das chuvas que caíram no estado.

Com 97,13% de execução, o Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco está em pré-operação desde março de 2017.

O funcionamento do Eixo Leste evitou que a cidade de Campina Grande entrasse em colapso hídrico à época. No entanto, quando o bombeamento foi suspenso no ano passado, o reservatório tinha apenas 20,18% de sua capacidade total. Atualmente, o manancial passa dos 50% do volume hídrico que comporta.

foto ilustrativa


      Com 



3
0 Comentários

Postar um comentário