PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 Dado de levantamento do Conass, Órgão pede ação nas próximas horas

Pacientes com covid-19 são atendidos na recepção de hospital, em Brasília

Levantamento realizado pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde) indica que o Brasil tem atualmente 6.370 pacientes com covid-19 à espera de um leito de UTI (unidade de terapia intensiva). Os dados foram apresentados pelo “Jornal Nacional”, da TV Globo, nessa 5ª feira (25.mar.2021).

O presidente do conselho, Carlos Lula, diz que o colapso no sistema de saúde decorrente do alto número de internações vai fazer com que o número de mortes diárias por covid cresça muito rapidamente.

“Isso significa que a gente chegou ao limite. A gente vai perder pacientes na fila de espera, que não vão ter chance de ter acesso a um leito de UTI para tentar salvar sua vida. É o Estado dizendo: ‘Olha, eu não tenho mais condição de te ajudar’. E a gente não pode admitir isso”, afirmou.

No Estado de São Paulo, são 1.500 pessoas com coronavírus na fila por um leito de terapia intensiva. Em Minas Gerais, o número é de 714. O Rio de Janeiro tem 582 pacientes nessa situação, e o Paraná, 501.

Em muitos casos, as cidades ou Estados têm leitos de UTI disponíveis, mas ainda assim há fila de espera porque a vaga pode não ser adequada às necessidades do paciente (por ser longe de sua casa ou por não ter equipamentos específicos, por exemplo).

 Com



3
0 Comentários

Postar um comentário