PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 

crédito...Atul Loke para o The New York Times

Uma onda global de coronavírus que é impulsionada pela devastação na Índia continua a quebrar recordes diários e correr desenfreada em grande parte do mundo, mesmo com o aumento constante das vacinas em países ricos e mais de um bilhão de doses já foram dadas globalmente.

No domingo, a média mundial de sete dias de novos casos atingiu 774.404, de acordo com um banco de dados do New York Times. Isso é um salto de 15% em duas semanas antes, e superior à média máxima de 740.390 durante a última onda global em janeiro.

Apesar do número de vacinas dadas em todo o mundo - mais de um bilhão, de acordo com um rastreador do New York Times - longe de ser o suficiente da população estimada mundial de quase oito bilhões foram vacinadas para retardar a propagação constante do vírus.

E as vacinas têm sido altamente concentradas em nações ricas: 82% das vacinas em todo o mundo foram dadas em países de alta e alta renda, de acordo com dados compilados pelo projeto Our World in Data da Universidade de Oxford. Apenas 0,2% das doses foram administradas em países de baixa renda.

Israel está muito à frente de grande parte do mundo em vacinação: mais da metade da população está agora totalmente vacinada. Na Grã-Bretanha, onde uma variante altamente contagiosa e mortal foi descoberta, quase dois terços da população é pelo menos parcialmente vacinada e a taxa de novos casos está agora entre as mais baixas da Europa.

Os Estados Unidos também vacinaram parcialmente cerca de 41% de sua população e afrouxaram a proibição da exportação de matérias-primas para vacinas para ajudar a Índia a controlar o pior surto do mundo.

A Índia está registrando mais de um terço de todos os novos casos globais a cada dia, com uma média de mais de 260.000 novos casos diários na última semana. O aumento repentino do país, impulsionado pela disseminação de uma nova variante,está lançando dúvidas crescentes sobre o número oficial de mortos de quase 200.000 pessoas, com mais de 2.000 pessoas morrendo todos os dias.

Especialistas dizem que os números oficiais, por mais impressionantes que sejam, representam apenas uma parte da propagação do vírus, com hospitais sobrecarregados e sem suprimentos críticos como oxigênio.

A Índia abriga o Instituto Soro da Índia,o maior fabricante de vacinas do mundo. Mas apenas cerca de 8,6% da população da Índia recebeu pelo menos uma dose de vacina. Sua onda levou à decisão do governo indiano de reter as exportações de doses que muitos países de baixa e média renda estavam confiando. A implantação da vacina na África, que já era mais lenta do que em qualquer outro continente, pode em breve chegar a uma parada por causa da suspensão.

Especialistas em saúde pública dizem que o número de casos globais provavelmente está aumentando porque variantes mais contagiosas do vírus estão se espalhando assim como as pessoas estão começando a decepcionar seus guardas.

Na Tailândia, onde os casos foram mantidos afastados por meses com quarentenas rigorosas e bloqueios, o vírus se espalhou rapidamente, em parte por pessoas desmascaradas festejando. Os casos diários, ainda baixos para os padrões globais, aumentaram de 26 em 1º de abril para mais de 2.000 três semanas depois. E na Índia, muitas pessoas pararam de tomar precauções depois que as autoridades aliviaram um bloqueio que foi imposto no início do ano passado.

"A Índia baixou a guarda quando os números caíram e eles pensaram que estavam acima de seu último pico", disse Barry Bloom, professor de pesquisa e ex-reitor da Harvard T.H. Chan School of Public Health. Ele acrescentou que os Estados Unidos devem "tomar uma lição de outros países antes de nos tornarmos complacentes e decidirmos que está tudo bem".

Por pior que seja a situação da Índia, os números têm espaço para piorar: suas cargas diárias de casos, ajustadas para sua enorme população, estão bem abaixo de outros países.

A taxa de novos casos nos Estados Unidos está caindo, mas permanece alarmantemente alta - semelhante à onda do verão passado.

As taxas de novos casos de coronavírus também permanecem altas em grande parte da América do Sul. No Brasil,os casos notificados começam a cair, mas permanecem elevados após uma variante mais contagiosa que destruiu o país e sobrecarregou hospitais.

Na Europa continental, o ritmo de vacinação atrasa o que nos Estados Unidos e no Canadá, e o número de novos casos de coronavírus permanece particularmente alto na França, Alemanha,Holanda e Suécia. A Turquia, na encruzilhada entre a Europa, o Oriente Médio e a Ásia, é outro ponto quente.

O Dr. Robert Murphy, diretor executivo do Instituto de Saúde Global da Universidade Northwestern, disse que os Estados Unidos tinham a responsabilidade de enviar doses de vacina não usused para outros países à medida que os suprimentos aumentavam.

"Temos que começar a pensar em escala global e fazer o que pudermos para ajudar esses outros países", disse o Dr. Murphy. "Caso contrário, nunca vamos apagar todo o fogo."

Kenneth Chang e 

3
0 Comentários

Postar um comentário