PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 O conselho foi um marco na pandemia, mas trouxe questões difíceis para estados e empregadores. Na América do Sul, uma nova onda de infecção está exigindo um pedágio vicioso.

A nova orientação dos EUA sobre máscaras é "um bilhete para a liberdade", mas vem com perguntas.

crédito...Stephanie Keith para o The New York Times.

Nova orientação federal emitida na quinta-feira abre caminho para os americanos que estão totalmente vacinados contra o coronavírus largar o uso de máscaras na maioria das situações. Mas a orientação veio com ressalvas e confusão, e enviou funcionários estaduais e locais, bem como empresas privadas, lutando para decidir se e quando atualizar suas próprias regras.

Havia motivos de sobra para celebração, também, para muitos americanos cansados de restrições e traumatizados por mais de um ano de uma pandemia que matou mais de 583.000 pessoas nos Estados Unidos e mais de 3,3 milhões em todo o mundo.

"Todos nós ansiamos por este momento", disse a Dra. Rochelle P. Walensky, diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, ao anunciar a mudança em uma coletiva de imprensa na Casa Branca na quinta-feira. "Se você está totalmente vacinado, você pode começar a fazer as coisas que você parou de fazer por causa da pandemia."

Pessoas totalmente vacinadas ainda são instruídas a cobrir seus rostos ao voar ou tomar o transporte público, ao visitar unidades de saúde e em ambientes congregados como prisões e abrigos para desabrigados.

As recomendações foram uma surpresa para muitas pessoas em saúde pública. Eles ofereceram um forte contraste com as opiniões de uma grande maioria dos epidemiologistas pesquisados nas últimas duas semanas pelo The New York Times, que disseram que até que muitos mais americanos fossem vacinados, haveria muitas chances de as vacinas, que não são 100% eficazes, falharem.

"A menos que as taxas de vacinação aumentem para 80 ou 90% nos próximos meses, devemos usar máscaras em grandes ambientes públicos internos", disse Vivian Towe, diretora do programa do Patient-Centered Outcomes Research Institute, uma organização independente sem fins lucrativos em Washington, D.C.

As novas recomendações também pegaram os funcionários estaduais e as empresas de surpresa e levantaram uma série de questões difíceis sobre como as diretrizes seriam executadas. Alguns estados levantaram mandatos de máscaras imediatamente, enquanto outros adotaram uma abordagem mais cautelosa.

A maioria dos funcionários do Estado que responderam imediatamente à mudança eram democratas, e eles usaram o momento para enfatizar a necessidade de se vacinar para tirar proveito de uma maior liberdade. Metade dos governadores do país - a maioria deles republicanos - já havia levantado mandatos de máscaras de alguma forma.

Na quinta-feira, os governadores de Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte e Virgínia, e os prefeitos de Nova York e Washington, D.C., todos democratas, disseram que estavam tomando a nova orientação sob aconselhamento antes de adotá-la. O condado de Los Angeles também disse que ele e o Estado da Califórnia estavam revendo as novas diretrizes. Em deferência às autoridades locais, o C.D.C. disse que as pessoas vacinadas devem continuar a respeitar as leis e regulamentos estaduais, locais ou tribais existentes, e seguir as regras locais para empresas e locais de trabalho.

Depois que a nova orientação foi anunciada, pelo menos sete estados liderados por democratas começaram a levantar mandatos de máscaras: Connecticut, Illinois, Kentucky, Minnesota, Nevada, Oregon e Pensilvânia. Outros ainda não tinham pesado publicamente.

Grande parte do país aparece no caminho para reabrir totalmente nas próximas semanas, mesmo que os mandatos de máscaras permaneçam amplamente em vigor.

No estado de Washington, o governador Jay Inslee, que normalmente usa uma máscara enquanto fala em suas conferências de imprensa, começou sua reunião na quinta-feira removendo-a. Ele disse que o Estado estava imediatamente incorporando a nova orientação federal.

"Este é um grande benefício para as pessoas que ficaram irritadas com essa máscara", disse Inslee. "Essa é uma boa razão para se vacinar. Esse tiro é um bilhete para a liberdade das máscaras.

No entanto, a orientação .C D.C. deixa uma série de questões não resolvidas. Não havia uma linguagem específica sobre mascaramento nas escolas, por exemplo. E uma pergunta ainda mais ampla ainda não está clara: Quem sabe quem é justificado em reivindicar as novas liberdades?

"Acho que o desafio é que é impossível determinar quem está vacinado e quem não está vacinado", disse o governador David Ige, do Havaí, onde um mandato de máscara permanecerá no local.

Cerca de 64% dos americanos não estão totalmente vacinados. E as taxas de vacinação vêm caindo, embora a campanha para inocular as pessoas de 12 a 15 anos tenha começado. Ohio criou uma loteria semanal que daria a cinco pessoas US$ 1 milhão cada em troca de serem vacinadas. As pessoas que recebem uma vacina recebem um cartão de papel branco, mas os golpistas online venderam versões falsas dessas.

A orientação parecia pegar muitos varejistas de surpresa. Macy's, Target e the Gap disseram que ainda estavam revendo, enquanto a Home Depot disse que não tinha planos de mudar suas regras exigindo que clientes e trabalhadores usassem máscaras em suas lojas.

O sindicato United Food and Commercial Workers, representando milhares de trabalhadores de supermercados, criticou o C.D.C. por não considerar como a nova política afetaria os trabalhadores que têm que lidar com clientes que não são vacinados.

A governadora Kate Brown, do Oregon, enfatizou que o Estado não estaria operando em um sistema de honra. Ela disse que o departamento de saúde em breve fornecerá orientações para empresas, empregadores e outros "para permitir a opção de levantar máscara e requisitos de distanciamento físico após verificar a situação de vacinação".


3
0 Comentários

Postar um comentário