por Tamar Lapin
Equipes de busca e salvamento trabalham nos escombros da torre do condomínio de 12 andares que desabou parcialmente em 24 de junho de 2021, em Surfside, Flórida.Joe Raedle/Getty ImagesO prédio de apartamentos da Flórida que desabou parcialmente na quinta-feira estava afundando há décadas — e estava passando por uma inspeção estrutural, de acordo com funcionários e um estudo de pesquisa.
O condomínio à beira-mar de 12 andares no condado de Miami-Dade foi construído em 1981 — e estava afundando no chão desde a década de 1990, de acordo com um estudo de 2020 conduzido por Shimon Wdowinski, professor da Florida International University.
"Eu olhei para ele esta manhã e disse: 'Oh meu Deus.' Detectamos isso", disse Wdowinski ao USA Today na quinta-feira.
A pesquisa de Wdowinski se concentrou em quais partes de Miami estavam afundando, em um esforço para determinar quais áreas poderiam ser mais impactadas pelo aumento do nível do mar e inundações costeiras.
Sua equipe descobriu que as Torres Champlain Sul em Surfside estavam afundando a uma taxa de cerca de 2 milímetros por ano na década de 1990, segundo o relatório.
"Vimos que esse prédio tinha algum tipo de movimento incomum", disse Wdowinski à tomada.
No entanto, o estudo se concentrou em riscos de inundações, não em preocupações de engenharia — e a menção do "condomínio de 12 andares" apareceu em apenas uma linha, informou o USA Today.
"Não demos muita importância a isso", disse Wdowinski, acrescentando que não acreditava que alguém na cidade ou no governo estadual teria conhecimento do estudo.
"Quero saber por que isso aconteceu", disse Salzhauer. "Essa é realmente a única pergunta. ... E pode acontecer de novo? Algum outro de nossos edifícios na cidade em perigo?