PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 O ‘Vamos Juntos pelo Brasil’ será lançado às 10h, em São Paulo, com as presenças de Lula, Geraldo Alckmin e líderes de partidos políticos e movimentos sociais. Assista aqui no site

No começo do ano, em 19 de janeiro, Lula explicou, durante a primeira entrevista que concedeu em 2022, por que não poderia se lançar candidato à Presidência sem antes construir alianças políticas que se unissem em torno de um amplo movimento de reconstrução do país. 

“O Brasil de 2023 será um país muito mais destruído do que o de 2003. Vai precisar de muita conversa, de muito mais paciência, de muito mais habilidade. Precisa de inteligência política, de construir um grupo de pessoas que querem remar junto com você”, disse.

Em seguida, emocionou-se, ao dizer que, caso volte a governar o país, não poderá frustrar a esperança dos brasileiros. “O povo quer mudança de verdade. O povo está com esperança e o povo sabe o que é viver bem. Nós temos que atender as aspirações da sociedade. Eu morei num quarto e cozinha com 13 pessoas. Eu tenho consciência do que o povo está passando. Então, eu não posso mentir, não posso ganhar e dizer ‘olha, não dá para fazer as coisas, desculpa, eu tenho que atender o mercado, atender a Faria Lima, preciso ter responsabilidade fiscal, manter o Teto de Gastos’. E o teto de comida, e o teto de emprego, e o teto de salário, e o teto de saúde? Quem vai devolver a este povo? Então, é esse cidadão, que acaba de ficar emocionado, que quer ser presidente, e se for, é para mudar, não é para continuar a mesmice” (assista ao vídeo abaixo). 

Quase quatro meses depois da marcante entrevista, o movimento idealizado por Lula vira realidade e será lançado neste sábado (7), às 10h, no Expo Center Norte, em São Paulo. Com o nome de Vamos Juntos pelo Brasil, o movimento reúne movimentos sociais e partidos políticos que veem em Lula a esperança de recolocar o Brasil no caminho da justiça social, do crescimento econômico, da soberania nacional e da democracia real. A TvPT transmitirá tudo ao vivo (ative o soninho no vídeo abaixo para não perder).

Nos últimos meses, Lula viajou o país e conversou com as mais variadas lideranças políticas e sociais brasileiras. Assim, além do PCdoB e do PV, com quem o PT formou uma federação partidária, Lula já obteve apoio formal da Rede, do Solidariedade e do PSB, que indicou Geraldo Alckmin para ser vice de Lula em uma futura chapa na corrida presidencial. Todas essas legendas participam do ato deste sábado. E Lula já avisou que as portas do movimento continuam abertas para aqueles que quiserem se unir pelo país. 

Conversa com a sociedade

Além do apoio de partidos, Lula se reuniu e já conclamou diferentes movimentos sociais a se engajarem pelo retomada do crescimento e da justiça social. 

Lula já se reuniu, em 2022, com as maiores centrais sindicais do país, em evento realizado em São Paulo; comprometeu-se com a luta dos povos indígenas, em Brasília; e conversou com os petroleiros sobre como resgatar a Petrobras e dar à estatal o papel de indutora do crescimento e da soberania nacional, no Rio de Janeiro.

Conheceu ainda as propostas de moradia elaboradas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), também em São Paulo; viu que é possível fazer uma verdadeira revolução na qualidade dos alimentos consumidos pelos brasileiros ao visitar um assentamento do MST no Paraná; e ouviu as demandas dos movimentos de mulheres, da comunidade científica e universitária, dos jovens do bairro de Heliópolis e das mulheres de Brasilândia.

Lula também tem feito encontros com importantes lideranças nacionais, processo que culminou com a costura de uma chapa com Geraldo Alckmin (PSB); a filiação ao PT do ex-governador do Paraná Roberto Requião; a apresentação da pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia; e o lançamento da campanha Meu Primeiro Voto durante o Congresso da Juventude do PT, este ainda no fim de 2021.

Da Redação


3
0 Comentários

Postar um comentário