PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

    por: Bruno Marinho

Um dos fatos mais polêmicos e comentados em anos eleitorais é a presença das pesquisas eleitorais. Os resultados geram dúvidas para alguns apoiadores de determinados partidos/candidatos e confiança para apoiadores de outros. Mas um fenômeno diferente vem acontecendo na Paraíba em 2022.

Até esta quarta-feira (29), a pouco mais de 90 dias do primeiro turno das eleições, marcado para 2 de outubro, somente uma pesquisa eleitoral foi registrada no Estado neste ano. Ela foi registrada em 1º de fevereiro, pelo número PB-06073/2022, encomendada pelo portal PB Agora, realizada pelo instituto Datavox. O levantamento foi realizado com 2006 pessoas, entre os dias 29, 30 e 31 de janeiro, e foi divulgado em 7 de fevereiro.

 

Relembre os números

A pesquisa realizada pelo Datavox perguntou aos entrevistados em quem votariam para governador do estado nas eleições deste ano, oferecendo uma relação com seis pré-candidatos à época, o que se configura uma pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos.

Foram listados o atual governador João Azevêdo; a vice-governadora Lígia Feliciano; o ex-prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo; o comunicador Nilvan Ferreira; o deputado federal Pedro Cunha Lima; e o senador Veneziano Vital do Rêgo. Desses, dois não são mais pré-candidatos ao governo atualmente: Luciano e Lígia.

E os resultados foram esses: João Azevêdo (40,7%); Pedro Cunha Lima (14,2%); Veneziano (6,6%); Luciano Cartaxo (5,9%); Nilvan Ferreira (3,2%); e Lígia (1,0%). Ainda, 20,3% disseram estarem indecisos e outros 8,1% responderam Branco/Nulo. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.

 

Segundo turno

O instituto ainda simulou dois cenários de segundo turno, ambos envolvendo o governador João Azevêdo. Ele venceria ambos, um contra Pedro e outro contra Veneziano. Confira:

Cenário 1

João Azevêdo: 42,1%

Pedro Cunha Lima: 16,8%

Indecisos: 26,8%

Branco/Nulo: 14,3%

 

Cenário 2

João Azevêdo: 43,4%

Veneziano: 10,5%

Indecisos: 30,1%

Branco/Nulo: 16%

Com

3
0 Comentários

Postar um comentário