PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 Um dos santos mais populares do Brasil Santo Antônio é o primeiro dos santos juninos a ser festejado. 

Por 

    Na Arquidiocese da Paraíba existem 5 paróquias dedicadas a Santo Antônio (Foto: Arautos)

Um dos santos mais populares do Brasil Santo Antônio é o primeiro dos santos juninos a ser festejado. É celebrado no dia 13 de junho, data de sua morte, ocorrida na cidade de Pádua, na Itália.

Santo Antônio conheceu pessoalmente São Francisco, que ficou admirado com a sabedoria do jovem português e lhe incumbiu a missão de ministrar aulas para jovens que viviam nos mosteiros. Segundo a tradição católica, a Antônio também foi delegada a missão de apresentar ao Papa a Regra da Ordem Franciscana após a morte de São Francisco.

Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. Protetor das coisas perdidas, dos casamentos, dos pobres. É o Santo dos milagres e fez muitos ainda em vida. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos, e doentes ficavam curados. Redigiu os Sermões, tratados sobre a quaresma e os evangelhos, que estão impressos em dois grandes volumes de sua obra.

Aconteceram tantos milagres após sua morte, que onze meses após ele foi beatificado e canonizado. Sua canonização foi realizada pelo Papa Gregório IX, na catedral de Espoleto, em 30 de maio de 1232, sendo o processo mais rápido da história da Igreja. Em 1934 foi declarado Padroeiro de Portugal e em 1946 foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XII.

Na Arquidiocese da Paraíba existem 5 paróquias dedicadas a Santo Antônio, sendo 3 em João Pessoa, uma em Itatuba e uma em Mata Redonda. Mesmo não sendo o padroeiro das demais paróquias, é muito festejado devido a sua importância e devoção popular.

A Paróquia Santo Antônio do Menino Deus, localizada no bairro Cidade Universitária, está em festa desde o dia 01 de junho. É a chamada Trezena de Santo Antônio, onde os fieis fazem 13 dias de festa. No fim de semana, Missas, jantar dos namorados, festa social e, no dia 13 (segunda), procissão e distribuição dos tradicionais pães de Santo Antônio.

 A Paróquia Santo Antônio de Lisboa, que fica em Tambaú, também tem festa social e Trezena. A quermesse do fim de semana inclui forró pé-de-serra e comidas típicas.

João Pessoa ainda tem a Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro Ernesto Geisel, que também está em plena festa do padroeiro. Neste fim de semana tem casamento comunitário, novena, missa e na segunda acontece a procissão pelas ruas do bairro.

Na cidade de Mata Redonda a Paróquia Santo Antônio de Pádua vem promovendo a festa com Trezena e Quermesse. Todas as noites, missas e a festa social com forró e comidas típicas.

Em Itatuba também acontece a Trezena de Santo Antônio com direito a Missas e quermesse.

 Com
3
0 Comentários

Postar um comentário