PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 Por Rafael Moraes Moura

    Bolsonaro em seu labirinto | Evaristo Sá/AFP

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu nesta segunda-feira (20) rejeitar uma ação apresentada pelo PL – partido do presidente Jair Bolsonaro – contra o PT.

O PL acionou o TSE sob a alegação de que houve propaganda eleitoral antecipada a favor do PT no evento "PSol com Lula 2022", ocorrido em 30 de abril.

A ação foi uma das primeiras a ser ajuizada pelo PL contra o PT na Justiça Eleitoral, conforme antecipou a coluna.

A conferência "PSOL com Lula" ocorreu em ambiente fechado e foi transmitida no canal de Lula no YouTube.

Urnas eletrônicas: TSE desmente Bolsonaro e mostra que Forças Armadas não sugeriram apuração paralela

No evento, que serviu para marcar o apoio da legenda à candidatura petista, Lula adotou tom de campanha, vestiu o figurino de candidato e disse que, se for eleito, vai fechar clubes de tiros.

“O Partido Liberal não indicou nem os eventuais responsáveis pelos atos que ele próprio questionou e nem mesmo o pré-candidato supostamente beneficiário, limitando-se a apontar, como representado, apenas o Partido dos Trabalhadores – PT, que não foi o organizador do evento alegadamente irregular e que não teve qualquer participação na narrativa fática construída na petição inicial, não se enquadrando, portanto, nem como responsável e nem mesmo como beneficiário das supostas irregularidades descritas pelo autor”, escreveu a ministra.

Maria Claudia rejeitou a ação por questões técnicas e processuais, sem entrar no mérito.

O PL apontou que, em alguns momentos da conferência, o público entoava o grito de “olê-olê-olá, Lula, Lula”. Um dos líderes do Psol teria dito no evento: “mais barulho que assim a gente não ganha eleição nenhuma".

O Psol alegou ao TSE que o evento se deu em ambiente fechado, “a fim de discutir temas de seu interesse”, com a participação de Lula, e que não houve pedido explícito de votos na ocasião.

No evento que entrou na mira do PL, Lula acusou Bolsonaro de se aproveitar da boa fé dos milhões de fiéis do segmento.

 “Evangélico? Olha a cara dele! Esse cara é cristão? Ele é fariseu! não tem nada a ver com Deus. é um pecador da pior espécie”, disse o petista.

 Com

3
0 Comentários

Postar um comentário