PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 Segundo Jutay, é fundamental que o Poder Público possa assegurar um tratamento digno, haja vista os relevantes serviços que prestaram ao longo da vida.

Deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) ‧ Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a tendência de envelhecimento da população vem se mantendo e pode chegar a 58,2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais em 2060 – o equivalente a 25,5% da população. Nesta terça-feira (26), data em que se celebra o Dia dos Avós, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) lembra do projeto de Lei 2.390/21, que tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e cria o Programa Estadual de Assistência Domiciliar Interdisciplinar para Idosos, pessoas com deficiência e com doenças raras na Paraíba. A propositura tem por finalidade oferecer tratamento clínico em casa, com base na atenção multidisciplinar.

“Precisamos depositar em nossos idosos um olhar mais humanizado, compreendendo suas necessidades e buscando atendê-los de modo a assegurar dignidade, saúde e bem-estar, sobretudo, nessa fase da vida em que se tornam mais dependentes. Esse projeto vem buscar justamente assegurar essa dignidade e proteção aos nossos idosos”, destacou Jutay.

De acordo com o projeto, o Programa será composto por uma equipe multiprofissional incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais para os atendimentos matriciais. Segundo Jutay, por meio da propositura o Poder Público poderá firmar convênio com municípios, órgãos públicos e privados, firmar protocolos, ajustes ou utilizar instrumentos, que assegurem as providências para a implantação e manutenção do programa.

“O atendimento domiciliar já é uma tendência na seara médica e entre os gestores públicos da saúde e está previsto no art. 15, IV, da Lei Federal nº 10.741/2003, Estatuto do Idoso. Além da importância, é um dever do Estado proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população idosa”, afirmou o deputado.

Segundo Jutay, é fundamental que o Poder Público possa assegurar um tratamento digno, haja vista os relevantes serviços que prestaram ao longo da vida. “Diante disso, não resta a menor dúvida de que o envelhecimento populacional deve estar no topo das prioridades dos gestores de saúde do Brasil. Priorizar a abordagem preventiva e investir em programas de promoção da saúde direcionados ao público de terceira idade é hoje uma necessidade”, disse.

 

Fonte: Repórter PB

 Com

3
0 Comentários

Postar um comentário