PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 No comparativo com 2018, os brasileiros se mostraram mais otimistas com a vitória do Brasil no mundial

(crédito: AFP / MAURO PIMENTEL)

Os brasileiros estão otimistas com a possibilidade do hexacampeonato na Copa do Mundo do Catar que começará em novembro de 2022. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (3/8), 54% dos entrevistados acreditam na vitória da seleção brasileira no mundial.

Foram ouvidas 2.556 pessoas de 16 anos ou mais em 183 municípios durante o levantamento. A coleta de dados ocorreu entre os dias 27 e 28 de julho e a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Do total de entrevistados, 54% acreditam na vitória do Brasil no mundial do Catar, 31% não sabem quem pode ganhar, 5% apostam na França, 5% apostam na Alemanha, 2% apostam na Argentina, 1% na Espanha e 2% em outro time.

Os dados mostram também que os brasileiros estão mais otimistas para o mundial de 2022 do que estavam no de 2018, que ocorreu na Rússia. Na época, apenas 48% dos torcedores acreditavam na vitória do Brasil, que acabou eliminado nas quartas de final, após perder para a Bélgica.

No entanto, o otimismo continua menor do que às vésperas da Copa de 2014, que ocorreu no Brasil. 68% dos brasileiros acreditavam no hexa em solos brasileiros, no entanto, o time canarinho foi eliminado pela Alemanha na semifinal no jogo em que ocorreu o famoso 7 a 1.

A pesquisa mostra o otimismo para a vitória do time comandado por Tite separado por faixa etária. Entre os que têm 16 e 24 anos, o otimismo da vitória do Brasil é de 63%. Além disso, 23% não sabem quem pode vencer, 6% acreditam na vitória da França, 4% na da Alemanha e 2% na da Argentina.

Entre os que têm 25 e 34 anos, 57% acreditam na vitória brasileira, 26% não sabem quem vai ganhar, 6% acreditam na vitória da França, 4% na da Alemanha e 2% na vitória da Argentina.

Aqueles que têm entre 35 e 44 anos representam a faixa etária menos otimista da pesquisa. 50% dos entrevistados acreditam no hexa, 31% não sabem quem vai ganhar, 7% apostam na vitória da Alemanha, 6% na da França e 3% na da Argentina.

É importante destacar, ainda, que os dados mostram, além do otimismo com a campanha brasileira para o mundial, que os outros países mais citados foram a Alemanha e a França, as últimas vencedoras da competição em 2014 e 2018, respectivamente.

Caso vença o mundial, a Alemanha se tornaria pentacampeã e se igualaria ao número de vitórias do Brasil, enquanto a França chegaria ao tricampeonato e faria história ao ser apenas o terceiro país a vencer a Copa do Mundo em mundiais consecutivos.

Eleições e Copa do Mundo

A pesquisa observou também que não há uma diferença no otimismo entre aqueles que declararam votos em Lula (PT) ou em Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais em outubro. 58% daqueles que declararam votos em Lula acreditam no hexa. Já entre os que apoiam Bolsonaro, 53% acreditam na vitória da Seleção Canarinha.

 Com

3
0 Comentários

Postar um comentário