Alguns episódios do final de semana animaram os petistas, que aguardam um resultado positivo
Depois do Datafolha da noite da última sexta, que mostrou pouca alteração na corrida eleitoral – Lula ainda com chance de vencer no primeiro turno e crescimento pífio de Bolsonaro, na margem de erro – há alguma expectativa para as pesquisas a serem divulgadas essa semana.
Nesta segunda, hoje, serão conhecidas duas rodadas, uma do FSB\BTG Pactual e outra do Ipec, que deverá ser divulgada no Jornal Nacional. A primeira deverá ser conhecida mais cedo.
Esses levantamentos se deram no final de semana. O Ipec segue hoje ouvindo os eleitores. Próximo do dia da votação, cada dia conta.
Após a frustração para os bolsonaristas com o Datafolha, cuja aferição ocorreu na quinta e sexta logo após o 7 de Setembro, esta segunda é dia de expectativa para os petistas.
As razões para esse otimismo derivam de alguns episódios isolados: o destempero de Ciro Gomes e seus ataques a Lula e ao PT, que irritou até parte de seus eleitores; mais um ataque violento de um bolsonarista que levou à morte um eleitor de Lula e o episódio do agropecuarista eleitor do presidente que humilhou uma senhora em condições de vulnerabilidade social por ser ela eleitora de Lula. Negou-lhe comida.
Um gesto de Lula pode lhe render dividendos políticos. Se não hoje, durante a semana. Foi seu encontro ontem com sua ex-ministra Marina Silva (Meio Ambiente). Os dois andaram afastados depois do papelão do PT com a ex-senadora nas eleições de 2014.
É aguadar se os números confirmam esse otimismo petista.