Ana Cristina Valle declarou à Justiça Eleitoral ser dona do imóvel, que antes dizia alugar (Por-Fausto Macedo, Rayssa Motta e Pepita Ortega)
A Polícia Federal (PF) pediu autorização da Justiça para investigar a ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro (PL), Ana Cristina Valle (PP), pela compra de uma mansão em Brasília.
O imóvel consta na declaração de bens entregue à Justiça Eleitoral pela própria Ana Cristina, que registrou candidatura a deputada distrital. No ano passado, quando a mudança para a casa veio a público, ela alegou que o imóvel era alugado.
O pedido de investigação foi divulgado pelo jornal O Globo e confirmado pelo Estadão. O blog apurou que Justiça ainda não analisou o requerimento.
A representação teve como ponto de partida informações levantadas na investigação sobre Jair Renan, filho de Bolsonaro e Ana Cristina, por tráfico de influência.
O inquérito contra o filho do presidente foi arquivado, mas a PF viu elementos para pedir uma nova frente de apuração sobre as movimentações financeiras que envolveram a compra da casa.
Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) aponta transações atípicas e indícios de interposição de pessoas para a aquisição da mansão.
Ana Cristina mora com o filho na casa no Lago Sul, bairro nobre de Brasília.
COM A PALAVRA, ANA CRISTINA VALLE
A reportagem busca contato com a defesa de Ana Cristina Valle. O espaço está aberto para manifestação (rayssa.motta@estadao.com, pepita.ortega@estadao.com).