Um dos focos da ação é a embalagem das urnas, identificando-se a zona eleitoral, o município e o fim a que se destinam. (Por Joaquim Neto)
No último pleito a Paraíba contou com 10.000 urnas eletrônicas, segundo a Justiça Eleitoral. Deste total, pouco mais de 9.000 foram destinadas à instalação em seções eleitorais.. (Foto: Divulgação/TRE-RJ)O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) iniciou hoje (15) a preparação e a relação de servidores da Justiça Eleitoral e eleitores convocados para atuarem como Apoio Logístico para Preparação das Urnas (ALPUs) nos núcleos de voto informatizado em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras.
De acordo com o órgão, esta preparação é realizada por meio de audiências públicas cujo objetivos são, por exemplo, a preparação, teste, lacração das urnas de votação, urnas das messas receptoras de justificativas e urnas de contigência. Outro foco da ação é a embalagem das urnas, identificando-se a zona eleitoral, o município e o fim a que se destinam.
O acondicionamento das mídias de carga e de votação para contigência, individualmente, em envelopes lacrados e a lacração das urnas de lona, a serem utilizadas no caso de votação por cédula, depois de verificado se estão vazias, são outros objetivos da ação. Ela segue até o dia 28/09.
Conforme apurou o ClickPB, o TRE convocou representantes e fiscais dos Partidos Políticos e Coligações, Federações, do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais entidades previstas na legislação eleitoral.
Este ano, a Paraíba contará com 9.602 urnas nas eleições. Segundo José Cassimiro, secretário de tecnologia da informação do TRE-PB, deste total cerca de dez porcento será utilizada como contingência. A preparação é feita manualmente, uma por uma, segundo o secretário. "Uma por uma, um trabalho manual e feito com muito cuidado, atenção e transparência", explicou Cassimiro.