PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Durante o encerramento da ExpoCatadores 2023, em Brasília, também foram assinados diversos acordos de cooperação entre ministérios, BNDES, Banco do Brasil e Caixa

Presidente Lula, juntamente com ministros, integrantes do governo e lideranças sociais, participou do seu 20º Natal com Catadores nesta sexta-feira (22), em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da celebração do Natal para catadores de recicláveis e população em situação de rua na manhã desta sexta-feira (22) pela vigésima vez. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. O evento aconteceu na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Durante o encerramento da ExpoCatadores 2023, em Brasília, foram assinados diversos acordos de cooperação entre ministérios, BNDES, Banco do Brasil e Caixa.

A celebração natalina é organizada anualmente pelo Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, e faz parte do encerramento da 10ª edição da Expocatadores, na capital federal. O evento teve presença estimada de 2 mil pessoas.

Há 20 anos, desde o primeiro mandato, Lula tem como tradição participar do Natal dos Catadores no fim do ano. Em 2022, como presidente eleito, ele esteve no evento realizado na baixada do Glicério, em São Paulo.

O presidente não participou presencialmente do evento apenas em três ocasiões. Em 2011, em função do tratamento de um câncer na laringe; em 2018, quando estava preso em Curitiba  em ambos os eventos, ele enviou uma mensagem para os catadores. Em 2020, por conta do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, o petista participou do evento de forma virtual.

 Quero confessar para vocês que este foi um ano de muito trabalho, mas de muita colheita. Conseguimos fazer neste ano aquilo que pouquíssima gente imaginava que pudéssemos fazer em tão pouco tempo. Uma transformação que a gente precisava fazer no Brasil, para fazer o Brasil voltar à normalidade, a palavra correta é esta, e fazer o país voltar à normalidade é cuidar das pessoas. É cuidar de gente, é cuidar de mulheres, homens e crianças – destacou.

 Se tem alguém que deve ser olhado como agentes ambientais são os catadores de material reciclado neste país. É uma tarefa extraordinária que dentro dos debates que a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, faz pelo mundo, ela vai ter que colocar essas pessoas em primeiro lugar”, disse. – O que eu quero é que vocês deixem de ser invisíveis. O que eu quero é que o cara que passa de carro na rua e diante de vocês ele saiba que vocês estão de cabeça erguida, orgulhosos do trabalho que vocês fazem, sem sentir vergonha da soberba dos outros. E isso a gente vai conseguir, se Deus quiser, com uma pauta cheia de conquistas – enfatizou o presidente.

Durante o evento, o presidente Lula assinou dois acordos de cooperação. O primeiro autoriza a montagem de um trailer para atendimento móvel dos catadores e população em situação de rua. A estrutura vai oferecer serviços públicos, permitir a inclusão em programas sociais e a emissão de documentos.

O segundo prevê uma parceria com bancos públicos para garantir diversas iniciativas voltadas para inclusão socioeconômica e garantia de direitos.

O primeiro passo é a criação do novo Cataforte, com edital unificado para promover capacitação, formação e assessoramento das redes de catadores, apoiar a aquisição de equipamentos, maquinário e veículos e implantar, adaptar e modernizar a infraestrutura física.

Além disso, autoriza a cessão oficial de um imóvel da União para funcionar como sede da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Cerrado. O local, no Setor de Indústria e Abastecimento em Brasília, é ocupado pela associação há 23 anos, mas nunca foi regularizado. Segundo o governo federal, a iniciativa beneficia 120 famílias.

Lula defendeu em discurso no evento que não é possível cuidar da população mais pobre se as prioridades de governo forem estabelecidas a partir de dados estatísticos.

“A gente não cuida do pobre se ficar olhando dados estatísticos, política fiscal do governo, orçamento da Prefeitura, orçamento do estado. Sempre haverá prioridade mais importante que os pobres, sempre haverá a pressão que vocês não conseguem fazer”, disse Lula durante participação do Natal dos Catadores, no centro de São Paulo, em 2022.


3
0 Comentários

Postar um comentário