PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 Local é conhecido como parque da Água Mineral; bombeiros do DF e brigadistas do instituto tentam conter as chamas

Um incêndio de grandes proporções atinge neste domingo (15) o Parque Nacional de Brasília, conhecido também como parque da Água Mineral.

O presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Mauro Pires, afirmou que o incêndio apresenta indícios de ser criminoso. Segundo ele, o fogo iniciou-se próximo à Granja do Torto e rapidamente se alastrou para dentro do parque por causa do clima quente e seco.

Ninguém havia sido preso.

“A causa do incêndio é sem dúvida criminosa. Começou na divisa da Granja do Torto e adentrou ao parque”, disse à Folha.

O combate às chamas conta com a ação do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, brigadistas do ICMBio e do Ibram (Instituto Brasília Ambiental), além do uso de viaturas, aeronaves e drones.

Incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília, conhecido também como parque da Água Mineral

Áreas isoladas já foram atingidas pelo fogo, entretanto, ainda não há uma estimativa da extensão total afetada.

Durante o combate ao incêndio, um militar do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal se feriu e foi transportado para o hospital. Não foi informado o seu estado atual de saúde.

O parque é uma unidade de conservação importante para a proteção dos rios que abastecem a região.

Além de seu papel ambiental, o local atrai muitos visitantes, especialmente por suas piscinas naturais, que são uma das principais atrações turísticas da área.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, sobrevoaram a área.

“Neste domingo, juntamente com a Janja, sobrevoei o Parque Nacional afetado por um incêndio de grandes proporções, como tantos que têm ocorrido por todo o país. O governo federal está atuando junto com o Corpo de Bombeiros do DF para ajudar no combate às chamas”, disse em suas redes sociais.

O presidente disse que vai se reunir nesta segunda-feira (16) com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o núcleo de governo para discutir mais ações contra a emergência climática.

Assista ao vídeo:

Com informações da Folha de São Paulo

3
0 Comentários

Postar um comentário