A ação teve como objetivo principal ampliar a cobertura vacinal, contribuindo para a prevenção de surtos de doenças potencialmente perigosas, como o câncer de colo de útero causado pelo HPV e a meningite, que pode ser fatal se não tratada a tempo
No último sábado, 19 de outubro, a Secretaria de Saúde de Marí, realizou o Dia “D” de vacinação contra o HPV, a meningocócica ACWY (meningite) e a multivacinação em toda a cidade. A iniciativa foi parte de uma ampla campanha de imunização, que buscou reforçar a proteção da população contra doenças graves e essenciais para a saúde pública, com foco especial em crianças e adolescentes.
A ação teve como objetivo principal ampliar a cobertura vacinal, contribuindo para a prevenção de surtos de doenças potencialmente perigosas, como o câncer de colo de útero causado pelo HPV e a meningite, que pode ser fatal se não tratada a tempo. A vacina contra o HPV foi direcionada a meninos e meninas, enquanto a vacina meningocócica ACWY foi aplicada com ênfase em grupos prioritários definidos pela Vigilância em Saúde. Além dessas vacinas, a campanha de multivacinação buscou atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes, garantindo que estejam protegidos contra uma série de outras doenças.
Mércia Gonçalves, gerente de Vigilância em Saúde, destacou que, foram aplicadas 126 doses de rotina, 22 doses de vacina contra o HPV e 14 doses da meningocócica ACWY (meningite), mostrando o comprometimento da população em se proteger. “Esse esforço conjunto é vital para manter a cidade livre de surtos e proteger as pessoas, especialmente as mais jovens, que estão em fases de desenvolvimento importantes”, afirmou Mércia.
A Secretária de Saúde, Virgínia Cavalcante, aproveitou a oportunidade para agradecer à população pelo engajamento na campanha e à equipe de saúde pelo empenho em garantir o sucesso da vacinação. “Cada vacina aplicada representa uma vida protegida, e é esse nosso compromisso: cuidar da saúde de cada cidadão mariense. Agradeço imensamente a todos que estiveram envolvidos nessa importante ação”, declarou Virgínia.
A Secretaria de Saúde reforça que as vacinas são gratuitas e estão disponíveis nos postos de saúde da cidade durante todo o ano. Para quem não conseguiu comparecer no Dia “D”, ainda há tempo de se vacinar e manter o calendário vacinal em dia.
A campanha continua, e a recomendação é que pais e responsáveis levem seus filhos para receber as vacinas, garantindo uma barreira sólida contra doenças graves e prevê níveis.
Da Redação