O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, celebrou os resultados e destacou o impacto positivo das ações implementadas
Wilson Filho, Secretário de Educação do estado da Paraíba. Fotos: Victor Emannuel/ Sistema Arapuan de ComunicaçãoA alfabetização das crianças da Paraíba registrou um avanço significativo em 2024, conforme revelam os resultados da avaliação do IFL (Índice de Fluência Leitora), conduzida pelas Secretarias de Educação dos estados. Os dados indicam uma melhoria expressiva no desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, reforçando a eficácia das políticas públicas voltadas para a aprendizagem da leitura.
Com uma taxa de participação elevada, de 95,5%, os resultados
da avaliação evidenciam uma evolução notável. No início do ano, 63% dos alunos
eram classificados como pré-leitores, enquanto apenas 5% estavam no nível de
leitores fluentes. Na avaliação mais recente, essa realidade mudou: o
percentual de pré-leitores caiu para 32%, os leitores iniciantes subiram para
51%, e os leitores fluentes saltaram para 17%. Esse progresso representa uma
redução de 31% no número de crianças que ainda não liam e um crescimento de 12%
no grupo dos leitores fluentes.
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, celebrou os
resultados e destacou o impacto positivo das ações implementadas. “Ver esse
avanço expressivo na alfabetização das nossas crianças é a prova de que estamos
no caminho certo. O compromisso da Paraíba com a educação de qualidade está
rendendo frutos, e esses números refletem o empenho de gestores, professores e
toda a rede de ensino em garantir que nossas crianças tenham um futuro melhor
por meio da leitura”, afirmou.
O Índice de Fluência Leitora (IFL), indicador que mede o
nível de fluência em leitura numa escala de 0 a 10, também demonstrou um
crescimento expressivo. Comparando os dois momentos da avaliação em 2024, o
índice subiu 1,8 pontos, refletindo a melhoria no desempenho dos estudantes. O
impacto desse avanço pode ser observado nos municípios: no início do ano, 144
cidades estavam nos níveis mais baixos de fluência. Agora, ao final de 2024,
apenas um município permanece no nível 2, um indicativo claro do sucesso das
estratégias implementadas.
Outro dado relevante aponta um crescimento de quase 84% no
número de estudantes leitores na Paraíba ao longo do ano. No início de 2024,
37% das crianças conseguiam ler; agora, esse número chega a 68%. Esse avanço
reforça a importância da continuidade das ações de alfabetização e do
investimento na qualificação do ensino.
Para o secretário executivo de Cooperação com os Municípios,
Erivonaldo Alves, o Pacto Alfabetiza Mais Paraíba tem sido um pilar fundamental
para esses avanços. “Os resultados demonstram o impacto positivo do Pacto
Alfabetiza Mais Paraíba, que fortalece a colaboração entre Estado e municípios,
garantindo suporte técnico e metodológico para a alfabetização das nossas
crianças. Essa união de esforços tem sido essencial para transformar a
realidade educacional no estado”, pontuou.
Os resultados da Avaliação de Fluência Leitora reafirmam o compromisso da Paraíba com a educação de qualidade. A diminuição do número de pré-leitores e o aumento dos leitores fluentes demonstram que as iniciativas adotadas estão transformando a realidade dos estudantes, garantindo um futuro com mais oportunidades para as crianças da rede pública estadual.
Da Redação