A Prefeitura de Sapé realiza, a partir desta terça-feira (22), a Semana Augusto dos Anjos. A programação conta com um calendário de atividades em homenagem ao poeta, que nasceu em 20 de abril de 1884. O cronograma conta com lançamento de livro, apresentações, declamações e exposição de obras sobre o artista.
A semana de homenagens é coordenada pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (Sedcet) e vai até sexta-feira (25). A abertura do evento acontecerá no Memorial Augusto dos Anjos, às 13h, com apresentação da Banda Santa Cecília e de artistas sapeenses. Na quarta-feira (23), a programação conta com uma homenagem ao escritor Arnaud Costa e o lançamento do livro Microcontos Reiterados, de Fábio Mozart e Wolhfagon Costa. No mesmo dia, haverá o lançamento de livros de escritores sapeenses que foram contemplados pela Lei Paulo Gustavo.
A programação se encerra na sexta-feira, às 19h, no Memorial, quando haverá um sarau: Sandra Belê, Banda Rádio Sucata, Grupo Curta Ópera estão entre os artistas convidados, além de declamações da poetisa Neide Nogueira e exposições de artes visuais.
O prefeito Major Sidnei ressalta que a celebração dos 141 anos faz parte do calendário de comemoração pelos 100 anos de Sapé. Ele aponta que a homenagem se estende a todos os artistas da cidade. “Nesta semana, já se tornou uma tradição não só homenageá-lo, mas também valorizar nossos artistas, nossa história e nossa cultura. Sapé é rica culturalmente e essa celebração mostra isso”, disse.
Augusto dos Anjos – O artista foi um dos maiores poetas brasileiros, conhecido por sua linguagem intensa, temas existencialistas e um estilo que mistura cientificismo, pessimismo e lirismo. Em 1912, lançou a sua primeira e única obra, intitulada Eu, que tornou-se um clássico da literatura brasileira.
Nasceu no engenho Pau d’Arco, em Sapé, e sua poesia rompeu com padrões da época, sendo considerada à frente do seu tempo.
Confira a programação completa:
Da Redação