O Enem 2020 é a principal porta de entrada nas instituições de ensino superior em 2021. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame deste ano tem como grande novidade a aplicação digital da prova.
As inscrições para o Enem 2020 encerraram no dia 27 de maio. O valor da taxa permaneceu o mesmo do ano passado, R$ 85.
Os editais do Enem impresso e digital foram divulgados no final de março e, depois, retificados em abril. Recomendamos que leiam o edital antes de iniciar a inscrição e/ou fazer as provas.
Datas do Enem 2020
Pedidos de isenção da taxa: 6 a 17 de abril
Justificativa de ausência para isenção de taxa: 6 a 17 de abril
Resultado dos pedidos de isenção e justificativa de ausência: 24 de abril
Inscrições: 11 a 27 de maio
Prazo para pagamento: 10 de junho
Tratamento pelo nome social: 1 a 5 de junho
Provas tradicionais: 17 e 24 de janeiro de 2021
Provas digitais: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
Gabarito provas tradicionais: sem previsão
Resultado: 29 de março de 2021
Isenção de taxa do Enem 2020
Antes das inscrições abrirem, os estudantes de baixa renda puderam solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2020. Os pedidos foram recebidos entre 6 e 17 de abril. No mesmo período, candidatos isentos no Enem 2019 que faltaram às provas puderam justificar ausência para obter o benefício novamente.
Saiba como pedir isenção de taxa do Enem
Veja também como justificar ausência
Para não prejudicar os estudantes que estão sem acesso à internet durante o isolamento promovido pela pandemia do coronavírus, o Inep irá aceitar pedidos de isenção, excepcionalmente, durante o período de inscrição do Enem (saiba mais).
Inscrição Enem 2020
As inscrições para o Enem 2020 foram recebidas em maio, somente pela internet, na Página do Participante. Para fazer a inscrição no Enem 2020 foi preciso informar um CPF próprio, não sendo aceitos documentos de pai, mãe ou responsável. O estudante também precisou informar um número de celular e um endereço de e-mail.
Saiba como se inscrever no Enem 2020
Durante a inscrição no Enem, o sistema solicitou a escolaridade, necessidade de atendimento especial, local de prova e a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol). Ao final, cada participante teve que responder um questionário socioeconômico.