PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS


 Presidente Jair Bolsonaro e primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi
O presidente Jair Bolsonaro enviou nesta sexta-feira carta ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em que pede ajuda para que seja enviada com urgência ao Brasil as doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca produzidas na Índia, informou o governo federal.

O governo brasileiro conta com o envio de 2 milhões de doses produzidas pelo Instituto Serum para a vacinação emergencial contra Covid-19 no país, depois que for concedida autorização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"O imunizante está sendo produzido no Serum Institute of India e deverá integrar de forma imediata a implementação do nosso Programa Nacional de Imunização", informaram em nota conjunta a Secretaria de Comunicação da Presidência e o Ministério da Saúde.

Na carta, cuja íntegra não foi divulgada oficilmente, Bolsonaro também agradece a Índia pela liberação das exportações dos insumos farmacêuticos produzidos naquele país, "de extrema relevância para o abastecimento do mercado brasileiro", de acordo com a nota.

O Ministério da Saúde quer começar a imunização, no cenário mais otimista, a partir de 20 de janeiro. Além da vacina da AstraZeneca, o governo federal também aguarda aprovação da Anvisa à CoronaVac, da chinesa Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.

O pedido de urgência para a importação das doses da Índia ocorre após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ter informado que vai ocorrer um atraso na chegada ao país do insumo necessário para a produção local do imunizante desenvolvida pela AstraZeneca.

A vacina da Fiocruz é a principal aposta do governo federal para a vacinação dos brasileiros a fim de conter a pandemia do novo coronavírus no país. Até o fim do ano, o governo federal espera contar com mais de 200 milhões de doses do imunizante da Fiocruz.

foto ilustrativa


 com 




3
0 Comentários

Postar um comentário