PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 

Foto: Julio Viana/Arquivo pessoal

A realidade está se impondo. Os resistentes às medidas mais restritivas, em João Pessoa, começaram a ceder. Na prefeitura de João Pessoa, autoridades se dividem entre fortalecer a conscientização e começar a tomar atitudes mais duras nas próximas horas. No governo estadual, prevalece o pensamento que é hora de endurecer para evitar um colapso no sistema. Um novo decreto municipal já está com texto pronto, sendo analisado pelo jurídico.

Alvos

E alguns alvos estão definidos, segundo relataram fontes ao Conversa Política. Estacionamento na orla, diminuição de mesas em bares e restaurantes, suspensão de eventos particulares, nada de shows ou espaços pra danças. Na lista, pode entrar ainda praias, parques, escolas, igrejas. Tudo vai depender do resultado das ações implementadas na estrutura do sistema de Saúde, neste fim de semana.

Novos leitos

A prefeitura de JP anunciou parceira com o governo da PB para aumentar o número de leitos: mais 150 (Hospital Santa Isabel, Pronto Vida, HU). As Upas dos Bancários e Jardim Oceania voltaram a ser exclusivamente Covid. Medidas que irão refletir na porcentagem de ocupação, mas a gravidade da situação continuará presente, se o comportamento não mudar nas ruas, dizem as autoridades.


Os leitos públicos e privados lotaram e a perspectiva nos próximos dias é de uma “leva” nova de contaminação. A projeção epidemiológica fez nascer um medo de um colapso. Hospitais privados já cogitam mandar pacientes para o sistema público.

Neste sábado, um novo boletim registrou 1.349 casos. Nos últimos dias, a quantidade de mortes variou entre 13 e 22. Municípios voltaram à bandeira vermelha, outros tantos regrediram para a laranja.

Resultado: autoridades de Saúde expõem preocupação, o governador João Azevêdo foi às redes sociais alertar. “A adoção de medidas mais restritivas ou não dependerá muito do apoio de todos”, afirmou.

Em conversar reservadas, médicos, fisioterapeutas, diretores de hospitais relatam que a situação pode ficar 

insustentável.

Nova fatura 

Para piorar, quem está esgotado, física e psicologicamente com o que vê a cada hora nos hospitais, tem certeza que nos próximos dias vai chegar a fatura da incompreensão da real gravidade do momento, do clima de verão, das praias cheias, das aglomerações domésticas, dos carnavais clandestinos, dos casamentos centenas de convidados.

Neste sábado, o prefeito Cícero Lucena gravou um vídeo falando da preocupação com o aumento de casos de Covid-19 em João Pessoa e com a lotação de leitos de hospitais públicos e privados. Cícero pede conscientização da população.

Nas redes sociais, o pneumologista Alexandre Araruna alertou sobre o perigo da nova cepa do coronavírus, que contamina com mais velocidade, atingindo os mais jovens. Ele também  falou sobre a lotação das UTIs e sobre a exaustão dos profissionais que estão na linha de frente. O médico pede medidas mais duras das autoridades e faz um apelo à população.

Outros médicos estão sendo convocados a publicar seus depoimentos para conscientizar as pessoas.

 

JORNAL DA PARAÍBA

 

3
0 Comentários

Postar um comentário