PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 

O município de Mari ir irá receber nos próximos dias iluminação a led em parte de suas avenidas através de projeto da Energisa. O município havia concorrido a chamada pública desde o ano de 2019 que tinha a finalidade de prospectar e selecionar propostas de Projetos de Eficiência Energética e Uso Racional de Energia Elétrica com vistas a integrar o Programa de Eficiência Energética – PEE da ENERGISA.

O engenheiro responsável pelo projeto, Chelton Ramon Silva Santana, disse que o Programa de Eficiência Energética – PEE da ENERGISA é executado anualmente em atendimento à Cláusula do Contrato de Concessão de Distribuição de Energia Elétrica, à Lei n° 9.991/2000, Lei nº 13.203/2015 e Lei nº 13.280/2016.

“A legislação aplicável à matéria determina que as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica devem aplicar, anualmente, a partir de abril 2007, o valor equivalente a 0,50% (zero vírgula cinquenta por cento) de sua receita operacional líquida anual no desenvolvimento de programa para o incremento da eficiência energética no uso final de energia elétrica. A partir de maio de 2016, 80% do recurso é aplicado pelas próprias concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica e 20% dele passou a ser destinado ao Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL. Os critérios para aplicação dos recursos e procedimentos necessários para apresentação do Programa a ANEEL estão estabelecidos na Resolução Normativa n° 830/2018, e nas normas que porventura venham a substituí-la e/ou complementá-la.”, explicou.

Ainda segundo o engenheiro, a Energisa separa por categoria os projetos e uma dessas categorias é a IP – Iluminação Pública, onde Mari foi contemplado a partir do projeto de eficiência energética feito e apresentado a empresa que em parceria ela será trocado as lâmpadas convencionais por Led em algumas ruas da cidade.

O resultado da chamada pública saiu em novembro de 2019 e o município de Marí foi contemplado. A previsão de execução era para maio de 2020, mas devido a pandemia a Energisa resolveu suspender os trâmites e interromper os prazos relativos ao projeto selecionado pela Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética CPP 002/2019 até 31/12/2020.

Nesse ano de 2021 a Energisa resolve retomar os projetos e na quarta-feira, dia 26, foi feita uma reunião de partida para dá início a execução do referido projeto.

Participaram dessa reunião o consultor Valdecio, o engenheiro eletricista Chelton Ramon, o representante da Energisa soluções Fabiano Marques Ramos, e representando a prefeitura André Antonio e José Fernando.

Nesse projeto foi proposto a substituição de 184 pontos de IP, onde tinha lâmpadas convencionais será trocado por lâmpadas de Led. As ruas contempladas foram as seguintes:

Av. Antônio de Luna Freire (mão)
PB 073 entrada de Mari
Avenida Napoleão Laureano
Avenida João Suassuna
Rua Pedro Leite
Av. Antônio de Luna Freire (Contra mão)
Rua Antonio Gomes Filho
Rua Costa e Silva 

 

 

 




Da Redação 
Com Assessoria 

3
0 Comentários

Postar um comentário