PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 

No dia 19 de novembro se comemora o Dia da Bandeira do Brasil, símbolo criado para marcar o fim do Império e o início da República no país. É por isso que a data é comemorada quatro dias após a Proclamação da República, ocorrida no dia 15 de novembro de 1889.

A bandeira do Brasil faz parte do nosso conjunto de símbolos nacionais — manifestações gráficas e musicais, de importância histórica, que representam a identidade do país.

A Bandeira do Brasil simboliza a pátria e a união entre os estados e desde o início serviu para aumentar o sentimento de união entre todos os brasileiros.

O recém-instalado governo republicano do Brasil trocou a antiga bandeira imperial, que vigorou durante 67 anos, pela bandeira da República.

A nova bandeira, desenhada pelo pintor brasileiro Décio Rodrigues Villares, foi inspirada na bandeira do império, que havia sido desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret.

A bandeira do Brasil manteve o retângulo verde e o losango amarelo, com algumas alterações. A Faixa branca, onde se lê "Ordem e Progresso", e 21 estrelas numa esfera azul foram inseridas na criação da nova bandeira.

No dia 11 de maio de 1992 a bandeira brasileira passou a ter 27 estrelas, no lugar de 22, de forma a incluir os novos estados da federação, como prevê a Lei n. 8.421, de 11.05.1992, que determina que os novos estados devem ser representados por estrelas.

Qual o significado das cores da bandeira nacional?

As cores oficiais da bandeira brasileira são o verde, amarelo, azul e branco, cada qual com um significado distinto:

O branco significa o desejo pela paz;

O azul simboliza o céu e os rios brasileiros;

O amarelo simboliza as riquezas do país;

O verde simboliza as matas (a rica floresta brasileira).

A cidade de Mari localizada na zona da mata paraibana realizou uma grande festa cívica para comemorar o dia nacional da bandeira brasileira, na ocasião o gerente de cultura do município Fabio Brito, fez um resgate histórico e cultural da origem da bandeira nacional, bem como da nossa bandeira Municipal, de forma honrosa lembrou os nomes das personalidades que idealizaram a bandeira do Município, sendo eles: Adauto Paiva em memoria, professora Maria das Neves de Paula Arruda e a professora Marluce Arruda. A recente atualização da bandeiro de Mari foi apresentada ao publico, mantendo-se originalmente às cores predominantes destacadas na bandeira.

Veja aqui as cores e os significados da nossa bandeira.

Muitos anos depois da criação da bandeira, ela mantém todas as características originais.

 O amarelo representando as nossas riquezas;

 O verde representando nossas matas e culturas rurais;

O azul representando o nosso céu e o lema união e trabalho agora exposto no brasão inserido ao centro do mapa oficial e atualizado;

Em comemoração dos seus 63 anos de emancipação política, a partir do projeto de lei nº 35/2021, de iniciativa do gabinete da vereadora Vânia Souza, a cidade de Marí ganha uma reformulação de um de seus símbolos mais importantes. A bandeira de Marí, pensada e criada pelos professores Adauto Ferreira de Paiva (in memorian), Maria das Neves de Paula Arruda e Marluce Monteiro Arruda ganhou novo designer, sem perder a sua essência original. Foi acrescentado o Brasão Municipal, escudo oficial criado no ano de 2009.

Nesta solenidade cívica tivemos o brilhantismo sonoro da banda filarmônica 19 de setembro, regida pelo nosso maestro Josinaldo popular Buda, no momento em que eram hasteadas as bandeiras dos pavilhões: Municipal, Estadual e Nacional.  Fizeram-se presentes, a vice-prefeita Lucia de Fatima (Lucinha da saúde), além de secretários, assessores, professores e diretores da rede Municipal de ensino, e é claro com a presença de um grande publico. O ato cívico aconteceu em frente ao prédio da prefeitura tendo inicio as 16:00hs deste dia 19 de novembro de 2021.





3
0 Comentários

Postar um comentário