PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 Na população em geral, Lula pontua de 34% a 36%, contra 27% a 29% de de Jair Bolsonaro

   No Nordeste, todos querem uma aliança com Lula (Foto: RICARDO STUCKERT)

 Pesquisa PoderData, do site Poder360, divulgada nesta quarta-feira (24), revela que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem maiores intenções de voto no primeiro turno das eleições em 2022 entre as mulheres e na região Nordeste. Os dados mostram Lula pontuando de 41% a 44% a depender do oponente. No segundo turno, Lula lidera, vence todos e terceira via não decola.

A pesquisa, realizada entre os dias 22 e 24 de novembro, mostra dois cenários de disputa eleitoral com Lula vencendo o pleito em primeiro turno: um com o governador de São Paulo, João Doria e o segundo com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ambos do PSDB e que disputam as prévias tucana para a escolha do candidato ao Palácio do Planalto. 

No primeiro cenário, com Doria (7%), o eleitorado feminino de Lula é de 41%. Entre os nordestinos, o petista é a preferência de 43% da população; Doria marca apenas 5%. 

Em um segundo cenário, onde Eduardo Leite é mencionado como candidato à presidência pelo PSDB, Lula leva 44% dos votos das mulheres, e 43% dos nordestinos votariam em Lula. Leite aparece na pesquisa com 5% dos votos das eleitoras e apenas 2% de votos na região Nordeste.  

Na população em geral, Lula pontua de 34% a 36%, contra 27% a 29% de seu principal adversário no momento, Bolsonaro (sem partido) –que se sai melhor entre homens (de 36% a 37%) e entre moradores da região Norte (37% a 47%).

A pesquisa confirma o movimento já observado em outros levantamentos sobre as eleições de 2022: Lula (PT) segue como favorito para vencer a corrida presidencial, Jair Bolsonaro vai mantendo a segunda colocação e a chamada “terceira via” não decola.

Segundo o estudo, o petista que governou o Brasil entre 2003 e 2010 tem 34% das intenções de voto, contra 29% do atual presidente. Recém-filiado ao Podemos para concorrer ao Palácio do Planalto, o ex-juiz Sérgio Moro, declarado suspeito e parcial pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ainda não empolgou: aparece na terceira posição, mas com apenas 8% das intenções de voto. Ele está tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PDT), que soma 7%, e com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 5%.

A pesquisa foi realizada no período de 22 a 24 de novembro de 2021, com 2.500 pessoas, por telefone, em 459 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Veja também


 Com

 



3
0 Comentários

Postar um comentário