Para o presidente da Assembleia, o empreendedorismo nas escolas contribuirá para a formação de pessoas capazes de encontrar soluções para os problemas sociais
De autoria do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, o
PL 1.135/2023 trata da inclusão do tema transversal Empreendedorismo e Gestão
Financeira nas escolas públicas de ensino fundamental e médio mantidas pelo
Governo do Estado do Paraíba. O objetivo é transmitir o conhecimento sobre
empreendedorismo de forma que os alunos possam aprender a relevância do tema,
lidando com a economia de forma lúdica.
Para o presidente da Assembleia, o empreendedorismo nas
escolas contribuirá para a formação de pessoas capazes de encontrar soluções
para os problemas sociais, com o desenvolvimento de conteúdos e demandas que
permitem que os alunos desenvolvam comportamento proativo para vencer as
dificuldades. “O cenário de grave crise econômica e o endividamento que se
encontram muitas pessoas do nosso país demonstram a importância de que, nas
fases iniciais da caminhada estudantil, os alunos possam ter acesso a noções de
educação financeira e de relações de consumo, vista a despertar um
comportamento responsável no trato com o dinheiro e outros valores”, justificou
Adriano.
Já a deputada Cida Ramos apresentou o PL 584/2023, criando o
Programa de Incentivo à Educação Tecnológica e Digital Para a Inclusão Social,
com o objetivo de promover o acesso à tecnologia, visando a inclusão social e o
desenvolvimento sustentável no estado da Paraíba. Segundo a matéria, o programa
será implementado com base na formação de uma ampla rede de atores
comprometidos com a inclusão digital, através de parceria com instituições de
ensino, organizações não governamentais, empresas do setor tecnológico e
sociedade civil, com o apoio do Estado.
A deputada Cida especifica ainda que as ações a serem
desenvolvidas pelo programa incluem a criação de centros de inclusão digital em
comunidades carentes, provendo acesso gratuito à internet e equipamentos tecnológicos;
a realização de cursos e capacitações em tecnologia e informática básica,
programação, desenvolvimento de aplicativos e outras habilidades digitais; além
de parcerias com empresas do setor tecnológico para oferecer bolsas de estudo,
a jovens em situação de vulnerabilidade social.
“A presente proposta de lei busca enfrentar a desigualdade
social e a exclusão digital, reconhecendo que o acesso à educação tecnológica e
digital é fundamental para a inclusão social e o desenvolvimento sustentável de
um país”, argumentou a parlamentar em seu projeto.
Os textos foram aprovados por unanimidade pelos deputados e seguem agora para sanção do Poder Executivo.