PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 A desaceleração, que vem depois que milhões de doses foram arruinadas em uma confusão de fábrica, é um revés para o rápido programa de vacinação dos EUA.

crédito...Richard Vogel/Associated Press

Johnson & Johnson destinará 86% menos doses nos Estados Unidos na próxima semana do que estão sendo alocados atualmente, de acordo com dados fornecidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, causando um revés a uma campanha nacional de vacinação que acaba de encontrar sua base.

A distribuição da droga, uma vacina de tiro único,tem sido inconsistente desde que Johnson & Johnson entregou seu primeiro lote no início de março, enviando 2,8 milhões de doses em todo o país antes de mergulhar abaixo de 400.000 nas semanas seguintes.

Na semana passada, cerca de 1,9 milhão de doses foram enviadas para todo o país, e esta semana 4,9 milhões de doses foram retiradas. Na próxima semana esse número cairá para 700.000.

Os administradores federais dividem as doses de vacina em todo o país com base na população adulta de cada estado. Isso significa que a Califórnia suportará o peso da redução: Depois de receber 572.700 doses da vacina Johnson & Johnson esta semana, receberá apenas 67.600 na próxima semana.

No Texas, a alocação cairá para 46.300 de 392.100. A Flórida, que recebeu 313.200 doses esta semana, receberá 37.000 na próxima semana. Guam, que recebeu 16.900 doses esta semana, não receberá nenhuma na próxima semana.

A desaceleração vem dias depois que as autoridades federais descobriram que a Emergent BioSolutions, uma fabricante de contratos que vem fazendo tanto as vacinas Johnson & Johnson quanto as vacinas AstraZeneca Covid-19, tinham misturado ingredientes dos dois. Esse erro arruinou até 15 milhões de doses da vacina Johnson & Johnson.

A confusão também levou os reguladores a adiar a autorização das linhas de produção da usina e da administração Biden para colocar Johnson & Johnson no comando da problemática fábrica de Baltimore.

O grande papel que os problemas na fábrica de Baltimore estão desempenhando nas flutuações na distribuição de vacinas Johnson & Johnson é difícil de determinar.

Conservadora sobre quantas doses produziria inicialmente, Johnson & Johnson ainda ficou para trás neste inverno em suas metas de produção nos EUA, entregando menos do que havia prometido em fevereiro e março.

O fornecimento inicial de vacinas Johnson & Johnson nos Estados Unidos veio de uma fábrica holandesa e foi entregue em um cronograma irregular. Isso levou o governo Biden a alertar as autoridades estaduais de saúde de que o fornecimento da vacina seria variável.

Mas as autoridades federais esperavam que, com a ajuda da fábrica emergente em Baltimore, haveria um fluxo constante de doses da empresa em abril. Agora, com essa planta ainda sem autorização, o cronograma de entrega antecipado está no ar.

Em Maryland, o secretário estadual de saúde, Dennis R. Schrader, disse aos provedores de vacinas que a "diminuição significativa sem aviso prévio é uma surpresa e uma decepção, e compartilhamos sua frustração". O estado receberá 78.300 doses a menos na próxima semana em comparação com esta semana.

Em Ohio, em sua conferência de imprensa semanal,o governador Mike DeWine disse ter sido informado de que a redução das doses não era resultado do "que aconteceu na fábrica". Ohio receberá 151.600 doses a menos na próxima semana.

O C.D.C. disse na quinta-feira que cerca de 112 milhões de pessoas nos Estados Unidos receberam pelo menos uma dose de uma vacina, incluindo cerca de 66,2 milhões de pessoas que foram totalmente vacinadas pela vacina de dose única da Johnson & Johnson ou pela série de duas doses feita pela Pfizer-BioNTech e pela Moderna.

3
0 Comentários

Postar um comentário