PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 Um plano em Seul para testar todos os trabalhadores estrangeiros é recebido com confusão e raiva. O pacote de estímulo do presidente Biden inclui US$ 31 bilhões em financiamento para populações nativas.

Aqui está o que você precisa saber:

  • O regulador de medicamentos da Europa diz que a vacina da AstraZeneca é segura.

  • A distribuição de vacinas na Europa é muito lenta, diz o W.H.O.

  • Os EUA planejam enviar doses de vacina para o México e canadá, assim como Biden pretende conter a migração com a ajuda do México.

  • O pacote de ajuda de US$ 1,9 trilhão de Biden dará bilhões para as populações nativas.

  • A Coreia do Sul é criticada por um plano para testar todos os trabalhadores estrangeiros em Seul pelo vírus.

  • Veja como duas gerações solitárias estão se ajudando a se curar na pandemia.

  • Uma agência dos EUA promete reembolsar famílias pelos custos do funeral Covid-19.

  • Nova York expandirá a abertura de locais de esportes e artes para a temporada de beisebol, diz o governador.

  • O regulador de medicamentos da União Europeia disse na quinta-feira que a vacina AstraZeneca era segura, uma constatação que as autoridades esperam aliviar as preocupações sobre possíveis efeitos colaterais e levar mais de uma dúzia de países a retomá-la a usá-la contra o coronavírus ressurgente.

    Mas o regulador, a Agência Europeia de Medicamentos, disse que um novo rótulo de aviso será adicionado ao tiro para que as pessoas da comunidade médica possam estar à procura de uma possível complicação rara que leve a sangramento no cérebro.

    Apesar dos relatos de um pequeno número de casos de coágulos sanguíneos perigosos em pessoas que receberam a vacina, uma revisão de milhões de casos descobriu que ela não aumenta o risco global de coágulos, embora "ainda haja algumas incertezas", disse a Dra.

    Na semana passada e no início desta semana, vários países europeus suspenderam o uso da vacina AstraZeneca, uma pausa que, por mais breve que seja, ameaça consequências persistentes tanto naquele continente, que está lutando para conter uma nova onda de infecção, quanto em todo o mundo.

    A Europa não está vacinando as pessoas rapidamente o suficiente para retardar a transmissão do vírus, disse a Organização Mundial da Saúde na quinta-feira, relatando que novas infecções haviam aumentado por três semanas consecutivas e que mais pessoas na região estavam morrendo pela doença do que há um ano.

    vacina AstraZeneca, mais facilmente armazenada do que a Pfizer e a Moderna, e vendida por enquanto sem o objetivo de obter lucro, é uma pedra fundamental do esforço do W. H.O. para inocular países pobres e de renda média.

    "Esta é uma vacina segura e eficaz", disse Emer Cooke, chefe do regulador europeu.

    Um público temeroso pode não ser facilmente tranquilizado.

    "Ainda não decidi se vou me vacinar ou não", disse Giada Pietrolillo, professora de jardim de infância na Calábria, no extremo sul da Itália. "Não tenho certeza se confio mais em ninguém."

    Embora a grande maioria das cerca de 20 milhões de pessoas na Europa que receberam a injeção de AstraZeneca não tenha sofrido efeitos colaterais graves, disse o Dr. Straus, houve um punhado de casos preocupantes de trombose venosa cerebral, coágulos sanguíneos no cérebro que levam a hemorragias, em pacientes que também tinham baixa contagem de plaquetas. A evidência, disse ela, não é conclusiva sobre se está relacionada com a vacina

    As autoridades disseram esperar que uma declaração clara sobre a segurança da vacina acalmaria os governos ansiosos e suas populações em um momento particularmente precário na pandemia.

    Manuela Perozzi, professora de alunos deficientes de uma escola de campobasso, no sul da Itália, disse que estava doente de febre e dores por dois dias após sua primeira dose da AstraZeneca filmada no início deste mês, e depois ficou preocupada com a propagação dos temores sobre isso.

    "Só podemos tentar nos apegar à ciência", disse ela. "Mas certamente eu vou ser ainda menos sereno quando eles me chamam para o segundo tiro."

    Os líderes das nações, principalmente na Europa, que pausaram seu uso no início desta semana enquadraram sua decisão como um movimento destinado a tranquilizar o público de que todas as preocupações estavam sendo tratadas seriamente, acrescentando que aguardariam orientação do regulador. A maioria dos países havia sinalizado que eles provavelmente reiniciaria usando a vacina assim que a agência emitisse autorização.

    O governo italiano saudou na quinta-feira as conclusões do regulador de drogas e disse que encerraria sua suspensão "a partir de amanhã". A autoridade sanitária da Noruega disse que continuaria a estudar a questão antes de decidir se suspenderia a suspensão.

    Apesar de suas diferenças, todas as vacinas aprovadas pelos reguladores ocidentais mostraram-se notavelmente eficazes na redução de doenças graves e morte. E embora a vacina AstraZeneca seja responsável por menos de 20% das centenas de milhões de doses encomendadas pela União Europeia, foi uma parte crítica dos planos de implantação precoce.

    Com as infecções novamente em ascensão em muitos países europeus,o custo do atraso pode ser medido em vidas.

    Em apenas uma semana em janeiro, no auge da última onda, a Europa registrou quase 40.000 mortes.

    Esta semana, mais pessoas estão em ventiladores em hospitais na Polônia do que em qualquer momento na pandemia, levando as autoridades a reimpor restrições nacionais, a partir de sábado. A Itália reimpôs bloqueios na esperança de limitar surtos. Em todo o continente, há uma preocupação crescente com a disseminação de variantes do vírus.

    Mais de 400,1 milhões de doses de vacina foram administradas em todo o mundo, o equivalente a 5,2 doses para cada 100 pessoas.

  • foto ilustrativa

  •  Com



Crédito...Lena Mucha para o The New York Times

3
0 Comentários

Postar um comentário