PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

    Saiba o que diz a lei americana para entrada de chefes de Estado

Bolsonaro vai ficar inelegível? Ação contra Bolsonaro é concluída e ex-presidente poderá ficar inelegível após a Páscoa logo depois de voltar ao Brasil, veja situação de ação contra Bolsonaro - FOTO: EVARISTO SA / AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro se viu envolvido em esquema de falsificação de cartão de vacina contra Covid-19 após uma operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã da última quarta-feira (3).

Diante da acusação, muitos brasileiros estão se questionando se Jair Bolsonaro entrou legalmente nos Estados Unidos em sua última viagem ao país, realizada no final de 2022, quando ele abandonou seu mandato como presidente.

Bolsonaro entrou legalmente nos Estados Unidos?

De acordo com a CNN, Jair Bolsonaro entrou legalmente nos Estados Unidos pois, como chefe de Estado em missão oficial, não precisa apresentar cartão de vacina para entrar no país.

Essa resolução faz parte das regras dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês).

A mesma regra vale para a filha do presidente, Laurinha Bolsonaro, de 12 anos. Segundo o CDC, pessoas menores de 18 anos também não precisam comprovar a vacinação ao entrar em território americano.

Porém, há um contraponto: mesmo não podendo ser processado pelos Estados Unidos, enquanto chefe de Estado, falsificar documentos é crime no Brasil, o que não exime a culpa dos envolvidos.

O que dizem os Estados Unidos

O vice-porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Pat, afirmou que não iria comentar casos específicos, mas reforçou que na época em que Bolsonaro esteve no país a vacinação era obrigatória.

“Não irei comentar casos específicos, mas o que posso dizer é que naquele momento [quando Bolsonaro viajou aos EUA] havia um requerimento de estar vacinado para poder entrar nos Estados Unidos”, declarou Pat.

 Com

3
0 Comentários

Postar um comentário