PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Nos dias 13 e 14 de maio, Sapé foi sede da I Conferência Regional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Com o tema “Construindo a Política Regional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, o evento reuniu lideranças, militantes, parlamentares e apoiadores de diversas regiões da Paraíba para fortalecer o debate e ampliar a visibilidade da pauta

Nos dias 13 e 14 de maio, Sapé foi sede da I Conferência Regional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Com o tema “Construindo a Política Regional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, o evento reuniu lideranças, militantes, parlamentares e apoiadores de diversas regiões da Paraíba para fortalecer o debate e ampliar a visibilidade da pauta.

A conferência teve como principal objetivo discutir propostas voltadas à promoção da dignidade, equidade e cidadania da população LGBTQIA+. Durante o encontro, foram eleitos dez delegados que representarão a região na 4ª Conferência Estadual, prevista para agosto, em João Pessoa, além das futuras etapas nacionais.

As atividades foram iniciadas na Câmara Municipal de Sapé e continuadas no Imperial Recepções, com espaços de escuta ativa e construção coletiva. Educação, segurança pública, empregabilidade e acesso à saúde foram alguns dos eixos debatidos, com foco em garantir direitos e fortalecer políticas públicas eficazes e integradas que sejam inclusivas para o grupo.

Para uma das participantes, acompanhar de perto a presença ativa da população no debate dessas políticas foi de muita sensibilidade. “Só se faz política pública eficaz quando a população participa dos debates e orienta o poder público sobre suas reais necessidades. É sobre visibilidade, respeito e construção conjunta de uma sociedade mais justa para todos,” destacou.

O evento contou com a participação da Prefeitura, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. A titular da pasta, Denise Ribeiro, pontuou a necessidade de se discutir políticas públicas de inclusão para pessoas LGBTQIA+. “É nosso papel, enquanto poder público, garantir o acesso a direitos, combater a discriminação e promover o respeito em todos os espaços. Unindo as forças, chegamos ainda mais longe”, pontuou.

O presidente da Câmara Municipal de Sapé, vereador Davyd Matias, ressaltou a importância simbólica e política do evento. “Abrir as portas da casa de Augusto dos Anjos para a abertura da conferência foi um gesto marcante. Esse debate é urgente e necessário, e, junto aos movimentos e instituições, reforçamos nosso compromisso com a causa. Que este seja apenas o início de uma agenda permanente de diálogo e ação em defesa dos direitos da população LGBTQIA+,” afirmou.

Confira as fotos:


oi





3
0 Comentários

Postar um comentário