PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

O Banco do Nordeste em parceria com a Prefeitura Municipal de Marí-PB/ Secretaria Desenvolvimento Econômico e Agrário realiza Lançamento do Plano de Atividades do Programa Territorial da Mandiocultura Território da Zona da Mata Norte (PRODETER),

Na manhã desta quinta-feira, 26, no Plenário da Câmara Municipal de Mari, foi apresentado e aprovado o Plano de Atividades (PAT) do PRODETER da Mandiocultura da região.
A Mandiocultura é uma atividade econômica de grande importância para pequenos produtores, agricultores familiares, visto que promove produção de alimentos de qualidade, gera inclusão social, cria oportunidades de trabalho e aumento de renda, resultando em melhoria de qualidade de vida para os produtores e para os consumidores. Trata-se de planta resistente, sobrevive bem em períodos de seca, sobressai-se em solos de baixa fertilidade e, para a alimentação humana, é nutritiva, pois possui alto valor energético, com teor elevado de amido, fibras e minerais, tais como: potássio, cálcio, fósforo, sódio e ferro.

O evento contou a presença de prefeitos, secretários de agricultura, agricultores, liderança rurais, representante da Federação da Indústria do Estado da Paraíba-FIEP, da Universidade Federal da Paraíba/IDEP, Banco do Nordeste, dos vereadores, da EMPAER, do CMDRS e de técnicos ligados ao desenvolvimento rural.

No intuito de incentivar os agricultores da zona rural da cidade de Marí, localizada na região da zona da mata paraibana, para que obtenham rentabilidade na cultura a qual se dedicam é um dos objetivos da Prefeitura Municipal de Marí. Foi cumprindo esse compromisso que uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário que tem afrente o secretário Severino Ramos que se reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 26 de maio, na Câmara Municipal casa José Paulo de França, com agricultores e representantes de outros municípios, representante do Banco Nordeste, para realiza o lançamento do plano de atividades da Mandiocultura território da zona da mata norte.
Segundo o prefeito Antônio Gomes falou, “O propósito deste evento é para orientar todos os nossos produtores sobre as estratégias e os cuidados com a plantação de mandioca, produto típico da região que está localizada na chamada zona da mata paraibana e especialmente na minha querida cidade de Marí, e por isso, possui solo e clima propícios ao plantio da raiz de várias espécies da mandioca dentro do nosso município”, disse o prefeito Antônio Gomes.
Na ocasião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Severino Ramos, falou sobre a os avanços conquistados pelos produtores de mandioca, tanto no municipio de Mari quanto nos demais que fazem parte do Arranjo Produtivo Local da Mandiocultura-APL-M, enfatizando o aumento significativo na produtividade e das perspectivas que a cadeia produtiva da mandiocultura apresentam para o desenvolvimento econômica e social para o campo e para a cidade, disse o secretário Severino Ramos.
“A partir de agora serão colocadas em práticas as ações que foram estabelecidas no Plano de Trabalho ora apresentados, disse o representante do Banco do Nordeste”, o senhor Izidro Soares.

  



Com  Assessoria de Comunicação - Por Carlos Alcides
3
0 Comentários

Postar um comentário