PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 Encontro foi marcado para debater temas econômicos, mas também pautará conjuntura política, diz Wellington Dias. Até este sábado, 24 dos 27 gestores locais haviam confirmado presença.

Governadores de 23 estados e do Distrito Federal confirmaram presença em uma reunião nesta segunda-feira (23), em Brasília e por videoconferência, para debater, entre outros pontos, a escalada da crise entre os poderes.

A reunião do Fórum Nacional de Governadores acontecerá três dias após o presidente Jair Bolsonaro pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) (veja detalhes abaixo). Também na sexta, a Polícia Federal deflagrou operação que investiga a incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia.

Coordenador do fórum, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou ao G1 que inicialmente a agenda prioritária do encontro seria a pauta econômica, com destaque para a reforma tributária. Mas, em meio à tensão, o grupo aproveitará a reunião para marcar posição sobre o momento político.

"O fórum já conseguiu, por meio de líderes estaduais da Câmara e do Senado, fazer crescer uma compreensão mais racional da conjuntura, e isso ajuda a criar um ambiente onde a gente possa dialogar com o Judiciário. Não é razoável é o rumo que o país está tomando", afirmou Dias.

O governador diz que ainda não há "uma proposta resolvida" sobre esse posicionamento. "Mas há um caminho traçado que é o de se posicionar e mostrar que a gente tem um pensamento médio sobre a conjuntura", afirmou.

Na última segunda, frente à escalada de tensões entre os poderes federais, governadores de 13 estados já tinham divulgado uma nota de solidariedade ao STF. Veja a abaixo:

Governadores divulgam nota em solidariedade ao STF
00:00/04:53

Governadores divulgam nota em solidariedade ao STF

"A vantagem do fórum é que, dos 27 governadores, quase todos estão comparecendo. Temos a presença de quem é governo e de quem é oposição. E a crise é política, então há necessidade de a gente ter, por parte dos líderes, a compreensão de que esse ambiente de tensão só piora a crise no Brasil", prosseguiu Dias.

O governador do Piauí reforçou ainda que a crise causa "dificuldades" e efeitos na economia, criando um "ambiente de insegurança" aos investidores.

Dos 27 governadores, apenas três não tinham confirmado presença até a tarde deste sábado (21):

O governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD);

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL).

Brasilia


 

3
0 Comentários

Postar um comentário