PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está entre as 1.650 melhores universidades do mundo, segundo a 5ª edição do ranking Three University Missions (MosIUR) – Três Missões Universitárias –, publicado recentemente. A UFPB ocupa a posição 1201-1300 em um ranking que apresenta universidades de 97 países e territórios, escolhidas de uma lista de pelo menos 2.000 instituições de ensino superior.

Nos 10 primeiros lugares estão universidades dos Estados Unidos e do Reino Unido, com a Universidade de Harvard em 1º, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 2º e a Universidade de Cambridge em 3º lugar. No Brasil, figuram nas três primeiras posições a Universidade de São Paulo (USP), na posição 451-500, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na posição 501-550, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na posição 601-650.

A elaboração do ranking leva em conta três indicadores, elencados como missões de uma universidade: a educação, a pesquisa científica e o impacto social dessas instituições de ensino. A distribuição dos pesos dos indicadores é de 45% para Educação, 25% para Pesquisa e 30% para Universidade e Sociedade. Mais informações sobre a metodologia e a série história do ranking estão disponíveis na página do MosIUR.

Criado pela União Russa dos Reitores, o Três Missões Universitárias é operado pela Associação de Avaliadores de Classificação, Ranking e Outros Avaliadores de Desempenho (ARM, na sigla em inglês). Comparado à edição anterior, de 2020, o atual ranking passou de 1.500 para 1.650 universidades de 97 países.

 

 

 Com


 

3
0 Comentários

Postar um comentário