O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski suspendeu as últimas ações que ainda restavam contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato.
A defesa de Lula pediu o trancamento das apurações ao ministro do STF nesta segunda-feira (13). Lewandowski concedeu liminar para barrar o andamento das investigações e optou por não pedir manifestação do mérito à Procuradoria-Geral da República, informou o site O Bastidor.
A suspensão acontece após a sucessão de arquivamentos, anulações e trancamentos que se seguiram às decisões do STF nas últimas semanas.
A decisão de Lewandowski está ligada a acusações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo pagamentos da Odebrecht contra Lula.
Léo Pinheiro voltou atrás em acusações contra Lula
O ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, escreveu uma carta de próprio punho para voltar atrás em acusações que fez contra o ex-presidente Lula na sua delação premiada firmada com a Lava Jato.
A carta do empreiteiro foi um dos elementos que fez a investigação que acusava o petista de corrupção e tráfico de influência, junto ao governo da Costa Rica, ser arquivado, somando a 19ª vitória de Lula na Justiça.