PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 

   Fábio Mozart: Escritor, dramaturgo, jornalista e radialista brasileiro

Maria Ângela de Faria Grillo é doutora em História, pela Universidade Federal Fluminense e École des Hautes Études em Sciences Sociales. Integra o corpo docente do Curso de Licenciatura e do Curso de Mestrado em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ela escreveu o livro “A arte do povo na literatura de cordel”, onde afirma que “o cordel é como uma janela aberta para se investigar outras visões e outras versões das narrativas históricas”. Publiquei esta citação na contracapa do meu folheto “Chegada de Bob Motta no céu de Adele”, sobre a morte da esposa do meu amigo poeta Bob Motta, autor de 230 folhetos, também já falecido. Roberto Coutinho da Motta nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, mas passou a mocidade no sertão da Paraíba, no Cariri de Cabaceiras, Boqueirão, Serra do Monte, Pocinhos, Grado Bravo e outras quebradas. Sua poesia tem a fala do caipira da gema, influenciado por Zé da Luz e Catulo da Paixão Cearense.

No verso metrificado, contei a viagem de sonho que Bob Motta fez ao céu para rever seu grande amor, em folheto que trata de dois temas quase inéditos no meu trabalho com literatura de cordel: divindade cristã e afeições de amantes. Este folheto circulou em vários espaços de cultura na capital potiguar. Os familiares de Bob levaram meu cordel para o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão e outras instituições da terra de Câmara Cascudo, o maior folclorista de todos os tempos, grande amigo de Bob Motta. Algumas sextilhas do folheto:

Entre astros e estrelas

Bob Motta procurou

A sua querida Adele

Nos sete céus encontrou

Em bela senda florida

Sua alma penetrou

Porque poeta não morre

Apenas muda de plano

Muito acima da visão

Precária do ser humano

Terra não comensurável

No santo meridiano

Em arco bem curvilíneo

Onde se lia o letreiro:

“Bem-vindo seja o poeta

Do Nordeste brasileiro

Com a viola matuta

E seu cantar altaneiro”

Eis, porém, mais que ligeiro,

Surge um ser que o deixa mudo

Na comitiva de frente

Vem o Câmara Cascudo

Folclorista de Natal

Que foi seu mestre em tudo.

Cascudo abraça o poeta

Na aura misteriosa

Tendo na mão um livrinho

Na outra mão uma rosa

Convidando para um chá

E dois dedinhos de prosa

Mas o anjo diligente

Voou pela imensidão

Do tempo/espaço celeste

Pra fazer a narração

De como Bob encontrou

Sua mais forte paixão.

Isso se deu no Salão

Da Espiritualidade

Onde as almas se encontram

Quando têm afinidade

Em seus pendores e instintos

Conforme a Grande Verdade.

E segue a trajetória de Bob Motta em busca de sua alma gêmea no plano espiritual, neste folheto que passou a fazer parte do acervo do projeto “Encanta cordel”, patrocinado pelo Fundo Nacional de Cultura, através do Instituto Cultural Vale. Este e outros cordéis de poetas paraibanos serão distribuídos em escolas públicas da Paraíba, Pernambuco e Maranhão. Pedidos para o meu e-mail: mozartpe@gmail.com

 

 Por Fábio Mozart

 

 

3
0 Comentários

Postar um comentário