PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 Estimados clientes da Mais Telecom, mais uma vez estamos aqui para matar a sua curiosidade sobre o São João e eis as respostas pra vocês.

Imagem/arte equipe de Marketing da Mais Telecom
O Dia de São João é uma das comemorações que fazem parte do calendário da Igreja Católica no mês de junho. Além da data, comemorada em 24 de junho, também são comemorados os dias de Santo Antônio (dia 13) e o dia de São Pedro (dia 29), o que torna junho um mês cheio de festividades.

A festa é uma tradição de norte a sul do Brasil no mês de junho, chegando a ser feriado em alguns estados e municípios. Ela é caracterizada por danças, comidas, decorações e muitos outros costumes, e é comemorada em escolas e organizações locais, além das igrejas católicas.

No texto de hoje, você conhece um pouco mais sobre a história e as tradições que envolvem a celebração, além de conferir dicas de como não deixar de celebrar, mesmo em meio à pandemia do coronavírus. Boa leitura!

A origem da festa

A Festa de São João tem origem na Idade Média, quando a Igreja Católica começou a substituir os rituais realizados para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos.

O dia 24 de junho era celebrado em comemoração ao solstício de verão no hemisfério norte e à renovação da natureza. A data foi assimilada pelo cristianismo e passou a representar o Dia de São João, cujas festividades costumam ocorrer na noite anterior.

Na tradição cristã, o santo foi responsável por anunciar a vinda de Cristo para salvar a humanidade e renovar todas as coisas. Foi ele quem batizou Jesus no rio Jordão. Vários símbolos de sua história compõem a Festa Junina, juntamente com os ritos de colheita anteriores à cristianização da festa.

As festas juninas no Brasil

Inicialmente, a festa era chamada de joanina, em referência a São João, mas passou a ser chamada de “junina” no Brasil, por acontecer em junho. A tradição veio de Portugal e de imigrantes de outros países cristianizados. Aqui, a festa incorporou os costumes indígenas e afro-brasileiros.

Típica da região Nordeste, a festa representa a gratidão aos santos pelas chuvas nas lavouras e impulsiona a economia local. As duas maiores festas juninas do Brasil duram 30 dias e são realizadas em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).

Nos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, o dia de São João é feriado. Este também é um feriado municipal nas cidades onde o santo é padroeiro e em outras que homenageiam o santo. A festa também é uma tradição no

Tradições juninas

Comidas

Doces e salgados que levam milho na receita são tradicionais da festa: canjica, pamonha, curau, pipoca e bolo de milho. Arroz doce, pé de moleque, cocada, doce de abóbora e de batata doce, paçoca, cuscuz e bebidas como vinho quente e quentão também compõem a culinária típica da festa.

Arraial

Arraial é o local onde os festejos juninos acontecem. Normalmente, é decorado com bandeirinhas, balões e palha. Barracas com os quitutes juninos também compõem a decoração.

Fogueira

Um dos símbolos mais importantes da tradição tem origem na celebração do solstício de verão. A prática é associada a outras tradições populares, como a quadrilha caipira e o forró.

Balões e fogos de artifício

Esses itens estão relacionados ao uso da fogueira junina. Espetáculos pirotécnicos são uma parte essencial da festa junina nordestina e servem para despertar São João, de acordo com a tradição popular.

Mastro de São João

O mastro é erguido durante a festa para celebrar os três santos juninos. Essa tradição também tem origens pagãs, embora seja bastante enraizada pelo cristianismo.

Quadrilha

A origem da quadrilha é francesa e era muito popular entre os aristocratas do século XVIII, espalhando-se por toda a Europa. As elites portuguesas e brasileiras trouxeram essa tradição no século XIX, quando se popularizou no Brasil e se misturou com outras danças nacionais.

Conclusão

A festa junina é uma das comemorações mais tradicionais do Brasil, e tem sua origem em tradições cristãs. Muitos dos elementos tradicionais têm origem em rituais pagãos e foram assimilados ou substituídos.

Por aqui, há celebrações em todos os estados, mas com a pandemia do coronavírus, a festa também sofreu restrições. Contudo, nos últimos dois anos devido a pandemia não tivemos os festejos como de costume, mas esse ano já é possível comemorar com muita criatividade e alegria.


Todos os que fazem a Mais Telecom, desejam a todos os clientes um feliz e abençoado são joão, chei de muita alegria e farta messa de comidas tipicas.

Em todo Nordeste ha uma vasta progrmção, por isso mantenha sempre conectado na Mais Telecom. Seja na sua smart no celular ou qualquer outro aparelho, e acompanhe tudo ao lado da sua familia, campartilhando a Mais Telecom, a melhor internet banda larga da região.


3
0 Comentários

Postar um comentário