Fábio Mozart: Escritor, dramaturgo, jornalista e radialista brasileiro
“Clube grande quase sempre já tem hino tradicional, portanto, gosto de compor preferencialmente para times de menor potencial econômico e sem grande expressão, e o faço para ajudá-los a aparecer no cenário nacional”, conta Carlos.
O
time de Ouro Velho, na Paraíba, já contava com seu hino oficial. A canção que
Carlos Santorelli compôs para o clube virou objeto de ostentação da torcida.
Adotaram a composição como hino, desbancando o cântico oficial. A Globo parou
de tocar o hino dos clubes na
cobertura dos gols nos jogos do Campeonato Brasileiro. No lugar, uma música
padrão passou a ser reproduzida. Uma pena, porque a torcida do Ouro Velho
Futebol Clube não escutará o belo hino alternativo do clube em escala nacional,
quando aquela aguerrida esquadra chegar à primeira divisão.
Aqui pra nós, confesso que não costumo derreter o coração
ouvindo hinos, seja de quem for, antes de partida de futebol. Para mim, alude a
um certo nacionalismo, intensificação dos valores ditos nacionais que o mais
das vezes descamba para o fascismo puro e simples. O nacionalismo tem
culpabilidade direta e indireta pelas grandes atrocidades dos últimos séculos.
Em países e tempos distintos, o entusiasmo nacionalista levou a uma situação de
desordem coletiva que incorreu em grandes desventuras para o povo. Opção para
abertura dos jogos e comemoração das vitórias: canções dos músicos locais. Nada
de brado retumbante enjoativo. O hino do Brasil tem 255 palavras, um dos mais
longos, maçantes e confusos do mundo. Você não acha um tanto esquizofrênico ver
um povo cantando um hino que não entende? Seria como o padre dizendo a missa em
latim e os fiéis fingindo captar a mensagem. Os hinos do maestro Carlos
Santorelli utilizam palavras simples com ritmo que empurra o time em campo,
mesmo que o esquadrão seja tão ruim, mas tão péssimo que nem a criatividade
musical de um gênio consegue comover as arquibancadas. Vale zoar o rival, sem
exaltar a macheza da torcida. Isso é machismo besta e incitação à violência.
Meu amigo Carlos Santorelli é cantor, compositor, maestro
arranjador e regente,
além de advogado, mestre em filosofia e
professor universitário atuante em São Paulo. Fez música para vários artistas
de renome, como Agnaldo Rayol, Waldick Soriano, Wanderley Cardosos e Perla.
Gravou 3 Long Plays, um compacto simples, 93 Cd's, tendo fixado na “bolacha
preta”, como intérprete, mais de mil canções. Já compôs mais de duas mil
canções em vários gêneros, um recorde de composições na música
brasileira. Santorelli teve a gentileza de musicar um poema meu. Nas horas
vagas ele me escuta no meu podcast “Rádio Barata no Ar”, programa que corre o
risco de ter seu hino qualquer dia desses. Para o presumível hino da barata, já
adianto as primeiras estrofes: “Barata, barata, barata / não és Detefon, mas tu
me mata / barata, barata, barata / inseto orgânico / por isso é chata”.
Opcional: gravar versão para surdo mudo a fim de evitar embaraços posteriores.
Por Fabio Mozart