PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 

Essa é uma questão que muitos brasileiros querem saber a resposta!

O Brasil já possui refinarias e porque não investir na modernização das mesmas

POR-João Neto

A Petrobras foi criada em 03 de outubro de 1953 no governo de Getúlio Vargas e naquela época importava-se petróleo de outros países considerado um tipo de óleo leve.

Em 1971 foi criada a Petrobras Distribuidora e quase no mesmo período em 1974 foi descoberta a Bacia de Campos, representando a produção de 80% da estatal de petróleo e gás, porém contém um tipo de óleo difícil de refinar, considerado pesado.

Com o advento do Pré-sal o Brasil descobriu uma fonte muito maior que a da Bacia de Campos, praticamente o dobro, porém ficando a aproximadamente 7 quilômetros no fundo do mar, sendo uma operação de alto risco com tecnologia inovadora de extração.

O nome é pré-sal porque existe uma montanha de sal de 2 quilômetros para ser perfurada antes de qualquer outra coisa.

O petróleo da Bacia de Campos é mais denso e viscoso e o Brasil não tem refinarias capazes de refinar o petróleo da Bacia de Campos e então, praticamente é feita uma troca exportando o petróleo ruim e importando o material já refinado.

 

Então, porque o Brasil não investe nas refinarias

O Brasil não investe em refinarias devido à estratégia escolhida pela Petrobras em focar na extração e produção do petróleo e desta forma, sem investir nas refinarias, elas ficaram ultrapassadas e sendo assim, não conseguem refinar todo o petróleo que produzimos aqui, nos obrigando a pagar pelo refino no exterior.

O monopólio do refino no Brasil ainda não foi quebrado. Existem técnicos que acreditam que dessa forma seria melhor para a economia, apesar disto estar ainda na mão do estado.

Por outro lado, existem outros técnicos que acreditam que investir nas refinarias aumentaria o lucro para a estatal a médio e longo prazo, além de tornar o país autossuficiente em refino, não só em produção de petróleo, sem falar na quantidade de empregos maior que isso poderia gerar, melhoria da economia, aumento dos transportes etc.

Veja o vídeo

 Com

3
0 Comentários

Postar um comentário