PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 Partido tem a senadora Simone Tebet (MS) como pré-candidata a presidente, mas senador Eduardo Braga, do Amazonas, declarou que 11 estados vão apoiar Lula no primeiro turno. Presidente nacional da sigla, Baleia Rossi negou racha e afirmou que convenção vai oficializar Tebet. (Por Deslange Paiva)

Michel Temer, Eduardo Braga e Marcelo Castro durante reunião do MDB em SP — Foto: Deslange Paiva/g1

ComUm dia após representantes do MDB de 11 estados declararem, durante reunião com petistas, apoio à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência já no primeiro turno, líderes do MDB se encontraram novamente em São Paulo para discutir o tema nesta terça-feira (19).

O partido tem a senadora Simone Tebet (MS) como pré-candidata a presidente e a decisão do grupo formado por representantes dos 11 estados está longe de ser unânime. Na segunda, o presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, afirmou que os diretórios estaduais do partido estão com Tebet. Nesta terça, o MDB divulgou uma nota assinada por dirigentes de 19 estados, na qual reitera o apoio à senadora. Também assinam o documento o presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi (SP) e a Secretaria Nacional do MDB Mulher.

Líderes do MDB defendem o desembarque da candidatura da senadora caso ela não decole nas pesquisas. Ela tem 1% das intenções de voto, segundo o último levantamento do instituto Datafolha.

O encontro desta terça contou com as presenças dos senadores Eduardo Braga (AM), Renan Calheiros (AL), Rose de Freitas (MG), Marcelo Castro (PI), do deputado federal Isnaldo Bulhões (AL), do ex-deputado Moreira Franco, e do do ex-presidente Michel Temer. A conversa ocorreu no Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo, no escritório de Temer.

Os emedebistas Marcelo Castro, Renan Calheiros, Rose de Freitas e Moreira Franco durante reunião em SP — Foto: Deslange Paiva/g1

Os emedebistas Marcelo Castro, Renan Calheiros, Rose de Freitas e Moreira Franco durante reunião em SP — Foto: Deslange Paiva/g1


Na segunda, Braga havia antecipado que o grupo que defende se unir a Lula iria procurar Temer para ampliar a ala e fortalecer o apoio dentro do partido. "O presidente Temer é sem dúvida nenhuma uma liderança dentro do partido. Portanto, ele tem um papel a exercer. Aliás, no dia de ontem [domingo], ele participou de um programa de televisão onde manifestou publicamente a opinião dele sobre a situação da terceira via. Ele disse que lamentavelmente a terceira via não se consolidou. Portanto eu acho que, com a entrevista de ontem, existem fatos novos para que nós possamos conversar também com o Michel Temer", disse.
Além de Braga, estavam presentes no evento da segunda o senador Renan Calheiros (AL), o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e os senadores Veneziano Vital do Rêgo (PB), Eunício Oliveira (CE), Rose de Freitas (ES), Lúcio Vieira Lima (BA), Marcelo Castro (PI), Edison Lobão (MA), além do presidente do diretório estadual MDB no RJ, Leonardo Picciani.

Representantes do Pará (Elder Barbalho) e do Rio Grande do Norte (Garibaldi Alves) não compareceram, mas também estão com o grupo e se reuniram com a chapa formada por PT e PSB na semana passada.

Reunião entre MDB e PT, que aconteceu em SP na segunda-feira (18), pelo apoio à candidatura de Lula na Presidência já no primeiro turno — Foto: Patrícia Figueiredo/g1

"Estamos aqui representados por 11 estados e pelas lideranças das duas bancadas do MDB para dizer da nossa decisão, portanto, de caminhar com a candidatura Lula e Alckmin já no primeiro turno", afirmou na segunda o senador Eduardo Braga.
Baleia Rossi publica nas redes sociais postagem sobre apoio a Simone Tebet, do MDB — Foto: Reprodução/Twitter
Em postagem publicada em uma rede social pouco depois das 17h, Rossi disse que os dirigentes "garantiram que vão apoiar Simone Tebet na convenção que vai homologá-la candidata" e que "todos os dirigentes do MDB estão de pleno acordo".

Braga disse que não viu o tuíte, mas afirmou que "o presidente Baleia Rossi tem tido diálogos permanentes conosco, portanto não seria uma conversa isolada no dia de hoje".

"Nós estamos a sete dias da convenção e nós queremos ter um diálogo com o presidente Baleia e com as lideranças do MDB para aí sim termos uma posição. Nós, 11 estados que estamos presentes no dia de hoje, manifestamos publicamente a nossa posição em apoiar o presidente Lula desde o primeiro turno. A nossa posição está tomada. Nós vamos acompanhar o presidente Lula. Agora, com relação à convenção [do partido], nós queremos conversar. Nós podemos votar contra, podemos não participar, temos várias alternativas. Mas essa decisão só será tomada depois desta semana de diálogos no MDB."


Evento em SP

Ao lado de Lula, Braga discursou citando o MDB de 11 estados na sede da Fundação Perseu Abramo, na Zona Sul de São Paulo.

"Tomamos a decisão nos nossos estados de apoiar sua candidatura. Nós temos 11 estados representados do MDB comprometidos com o projeto de Brasil que todos queremos, com o fortalecimento da democracia, com a retomada do crescimento, com a retomada do emprego, renda e da Justiça social com o aspecto humanitário que este país precisa para que nós possamos ter a solidariedade e o enfrentamento da fome", disse Braga.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que também estava na reunião, afirmou que respeita a candidatura de Simone Tebet, mas considera importante a união com o MDB.


 Com

3
0 Comentários

Postar um comentário