PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 Dados do PoderData sobre 2º turno mostram que, em 4 das 5 regiões, nenhum dos 2 candidatos tem vitória 

Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL): no 2º turno, petista venceria no Nordeste. Outras regiões registram cenários mais embaralhados

O Nordeste é a única das cinco regiões brasileiras que indica um cenário cristalizado a favor de um dos líderes da corrida presidencial, se houver segundo turno. Hoje, o petista Luiz Inácio Lula da Silva ganharia com 34 pontos percentuais de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) nessa região, por 62% a 28%, segundo a rodada mais recente da pesquisa “PoderData”, realizada de três a cinco de julho de 2022. A dianteira do petista é consistente: nos levantamentos anteriores, realizados a cada 15 dias, Lula já derrotava Bolsonaro por ampla margem no Nordeste. Chegou a ficar 42 pontos à frente em 5 a 7 de junho, com o placar 65% X 23%.

Essa definição, no entanto, não se verifica nas outras regiões. No Sudeste e no Sul, Lula e Bolsonaro empatam tecnicamente em um eventual segundo turno, considerando-se as margens de erro de cada uma (,27 p.p no Sudeste e 4,7 p.p no Sul). Lula hoje vence no Centro–Oeste por 54 X 34, Bolsonaro no Norte por 55% X 37%. As duas regiões têm margens de erro mais altas, mas as rodadas anteriores indicam instabilidade nestas lideranças: os candidatos vinham registrando oscilações, empatando tecnicamente na maior parte dos levantamentos. No cenário geral de segundo turno, Lula marca 50% contra 38% de Bolsonaro. Quando se observa os dados separados em cada região, os resultados são diferentes.

A pesquisa “PoderData” é realizada a cada duas semanas e faz 3.000 entrevistas a cada rodada, nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para os dados gerais, com intervalo de confiança de 95%. Em estratos demográficos específicos, como regiões, a margem de erro é maior porque considera-se menos entrevistas – só as que pertencem ao recorte analisado. O PoderData é uma empresa do grupo Poder360 Jornalismo e realiza os levantamentos com recursos próprios. Os dados da última rodada foram coletados de 3 a 5 de julho de 2022 em 317 municípios.

 Com

3
0 Comentários

Postar um comentário