PUBLICIDADE

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

 Distância era de 18 pontos em julho; Ciro soma 7% e segue na terceira posição

As fotos dos presidenciáveis Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes e Simone Tebet que serão usadas nas urnas Editoria de Arte/ TSE

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na disputa pela Presidência, com 47% das intenções de voto. O segundo lugar é do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), escolhido por 32%. Considerando os votos válidos, o petista teria 51% e poderia vencer no primeiro turno se a eleição fosse hoje.

Este é o primeiro levantamento de uma série contratada pela "Folha de S.Paulo" e TV Globo que terá divulgação semanal. Os dados foram colhidos em entrevistas presenciais realizadas entre 16 e 18 de agosto, período que capta as primeiras reações dos eleitores ao início oficial das campanhas. No fim de julho, Lula marcava 47%, contra 29% de Bolsonaro, uma distância de 18 pontos. Em maio, a distância era de 21 pontos.


Distante dos dois primeiros colocados, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) está hoje na terceira posição da corrida presidencial, com 7% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) tem 2%. Vera Lúcia (PSTU) registrou 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 6% das respostas. Foram 2% os que não sabiam ou não quiseram responder ao Datafolha.

O Datafolha entrevistou 5.744 eleitores em 281 municípios. A margem de erro estimada para a pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o número BR-09404/2022.

Ainda segundo o Datafolha, Bolsonaro é rejeitado por 51% dos eleitores. Já Lula não receberia votos de jeito nenhum de 37% dos entrevistados.

Num eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista obtém 54% dos votos, contra 37% do presidente. Em julho, o petista alcançava 55% e Bolsonaro somava 35%.

Os resultados da nova pesquisa se assemelham com os obtidos em sondagens divulgadas por outros institutos nesta semana. Na segunda-feira o Ipec mostrou que Lula tinha 44% das intenções de votos no primeiro turno, contra 32% de Bolsonaro. A diferença de 12 pontos percentuais é a mesma registrada pela Quaest, que indicou preferência de 45% dos eleitores por Lula e de 35% pelo candidato à reeleição.

 Com


3
0 Comentários

Postar um comentário